Harmonize os ambientes com Feng Shui

7288

Feng Shui é uma arte/técnica milenar chinesa, que estuda e promove a harmonização dos ambientes para ativar a boa sorte. Nasceu no sistema filosófico/religioso chamado Tao, juntamente com a acupuntura, o I Ching e o Tai chi chuan. Busca desenvolver o potencial das pessoas em várias áreas: relacionamentos, prosperidade, saúde, trabalho, entre outros, através da forma com que se arruma um ambiente, da disposição dos móveis, cores e toques decorativos. Pode ser aplicado em um único cômodo da casa, até mesmo em toda a residência, bem como, em lojas, escritórios, parques públicos, restaurantes, etc.

Conheça algumas técnicas utilizadas no Feng Shui para harmonizar os ambientes.

Sala de estar

O caminho até à porta deve ser sinuoso, tentando evitar que a porta de entrada fique em linha reta com o portão principal, para evitar que a energia da rua entre muito rápido, o que poderia causar um impacto negativo.

Na porta deve-se colocar algum objeto refletor/protetor em cima da batente para expelir energias negativas vindas do exterior.  Siga sua crença pessoal, pode ser olho grego, crucifixo, imagens, ou à moda chinesa, como um espelho ou “baguᔠespelhado.

Também se usa colocar um par de “guardiões”, um de cada lado da porta: podem ser imagens de animais, como estátuas de cachorro, leões, tigres – nesse caso é bom verificar no seu horóscopo chinês os animais compatíveis com seu signo – pode ser, também, dois vasos com plantas, as famosas tuias ou flores, por exemplo.

Reza a lenda, que o tapete deve ser vermelho, porque essa cor é considerada altamente energética e limpa a sola dos sapatos, energeticamente, falando. Já, dentro da sala, os sofás devem estar voltados para a porta, de preferência em forma de “U”, como que convidando o visitante a sentar-se.  Também, permitindo a quem estiver sentado a visão imediata de quem chega (espiritualmente também) e, evita-se surpresas. Procure não entulhar muito a sala com excesso de móveis, deixe espaço para que o Chi – o nome que se dá à energia vital no sistema chinês – circule livremente no ambiente e no resto da casa. No corpo humano o chi circula por canais chamados meridianos. O corredor, que sai da sala para os outros cômodos, de preferência, também não deve estar alinhado diretamente à porta da frente para que o chi não passe rápido demais; e, também não estar alinhado com a porta de banheiro, pois, o chi desceria pelo ralo. Se essas situações acontecem, é possível corrigir colocando objetos nas paredes do corredor, espelhos em uma e outra parede, para ajustar a velocidade dochi.

Banheiros

Devem sempre ter um toque de cor verde, pode ser nas toalhas, por exemplo.  É bom colocar algumas plantas, se possível, mesmo que sejam artificiais. É muito bom colocar objetos marinhos em cima da pia do banheiro, para atrair prosperidade, como conchas, estatuetas de peixes, estrelas do mar, golfinhos, cavalos marinhos, tudo de acordo com o espaço disponível. Já tive que simplesmente colar adesivos no espelho do armarinho que ficava em cima da pia, pois, não havia outro espaço.

Os ralos devem ficar tampados, são bons aqueles modelos que se gira e tampa, quando não estiver usando, se não tiver como, é bom colocar um pedaço de piso plástico para tampar o ralo, por exemplo.  O ralinho da pia deve permanecer com sua tampinha, pelo menos, durante a noite; o vaso sanitário também deve estar sempre com sua tampa fechada, bem como a porta do banheiro. Recomenda-se que a porta não “veja” o vaso e, o vaso não “veja” o chuveiro, a dica é separar com cortina ou box. Se for banheiro de suíte, jamais deite com a cabeceira encostada na parede do banheiro, ou com os pés diretamente alinhados com a porta do banheiro, isso tira a vitalidade, causando fraqueza física e doenças.  Se estiver acontecendo é preciso criar uma barreira de proteção que esconda seus pés. Você pode utilizar biombos, móveis um pouco mais altos aos pés da cama para proteger os pés. Sempre penduro uma bola de cristal multifacetado na porta do banheiro para filtrar as energias que possam sair dele.

Quartos

Use cores suaves no quarto para facilitar o sono, como tons pastéis.  Embora alguns fengshuístas incrementem com vermelho para ativar a sexualidade, ou com a cor do “guᔠ– o Feng Shui cria um mapa, uma espécie de planta baixa energética, que separa o local em áreas, chamadas de “guá”. Eu trabalho sempre levando em consideração, também, os princípios da cromoterapia, ou seja, o uso das cores para auxiliar na cura e, o vermelho é uma cor muito estimulante, o que pode acabar tirando o sono. Quando queremos dar um empurrãozinho para a sexualidade podemos usar o vermelho em objetos e roupa de cama, temporariamente. Também não recomendo preto nas roupas de cama, ou excesso de preto no quarto, pois é uma cor que tende a segurar muito as energias e se torna pesada, podendo levar à depressão.
A cama deve ter sempre uma guarda/cabeceira, pois, a falta desta dá sensação de insegurança, também não deve estar de baixo da janela pelo mesmo motivo. Deve-se evitar ficar com os pés diretamente alinhados para a porta, no Feng Shui, isso é chamado “posição da morte”, mas deve-se ver a porta direto da cama, sem ter que se virar, para não ser surpreendido. Mantenha a cama livre de muitos objetos, nada de excesso de almofadas, bichinhos de pelúcia ou bagunça, pois, tudo passa energia para o colchão onde você vai dormir. Diz-se que a cama tem que estar livre, o suficiente, para você simplesmente jogar-se nela quando estiver muito cansado. Evite também armários/prateleiras/estantes embutidas em cima da cama, pois, estimulam a sensação de opressão.

Não se deve trancar um dos lados da cama na parede, principalmente se for um casal, ou alguém que esteja querendo ter um companheiro(a), se tiver mesa de cabeceira, tem que ser em número par, para favorecer a igualdade na parceria ou atrair o outro, se estiver sozinha(o). No quarto,evite espelhos que reflitam a cama, além disso, espelhos muito grandes podem energizar demais o quarto, causando insônia e pesadelos.  Se tiver um assim, procure ter uma cortina que o tape durante a noite, de preferência preta.  O mesmo aplica-se a qualquer tipo de tela: televisão e/ou computadores, que na verdade não deveriam, jamais, estar em um quarto de dormir.

Cozinhas

Seja em qual for o “guᔠque esteja localizada a cozinha, lembre-se que nela reina o elemento fogo, por isso, temos um móvel que se chama fogão!  Então, é bom ter sempre um toque de vermelho, para atrair a fartura e a prosperidade. Costuma-se colocar um espelho atrás do fogão para duplicar o número de bocas –virtualmente -, e, aumentar a prosperidade.  Procure acender todas as bocas do fogão, fazendo um rodízio, se for necessário, e mantê-lo limpo e sem muitos objetos entulhados.

Diz-se que nunca se deve deixar uma faca no fogão, pois isso ofenderia o deus do fogo, que se sentiria ameaçado.  Evite colocar o fogão de costas para uma porta, um cozinheiro não deve ser surpreendido ou assustado enquanto cozinha, para não enviar energias ruins para a comida, da mesma forma, não coloque o fogão em frente a uma pia, ou geladeira – que são do elemento água -, isso gera oposição entre pessoas de sexo oposto, na casa; costumam dizer que o fogão nessa posição é uma das causas de divórcio.  Se o fogão estiver ao lado da pia, coloque um objeto de madeira entre eles.

Mesa de Jantar

Seja em uma sala de jantar separada ou na cozinha, procure ter uma fruteira em cima da mesa para atrair fartura, harmonia familiar e saúde, se elas forem de verdade e você puder consumi-las. Não deixe excesso de objetos em cima da mesa para não energizar com coisas vindas da rua.

Se puder, é bom ter um espelho na parede em frente à mesa para multiplicar a prosperidade.  Mas o espelho deve ser grande o suficiente para refletir toda a mesa e não cortar a imagem de ninguém ou a cabeça dos mais altos. Se morar com um número de pessoas inferior ao número de cadeiras, procure sentarem-se cada dia em uma das cadeiras, para ativar a vinda de companhia.

Por: Adriana Zen – Terapeuta Naturista e consultora em Feng Shui.




Deixe um comentário