Considerado um esporte de elite, o golfe atualmente está disseminado em todo o mundo, distanciando-se dessa ideia e passando a integrar outros meios sociais. Originária do alemão kolb, a palavra golfe significa taco e surgiu lá pelos anos 1400 por meio dos escoceses. No entanto, em 1457, o parlamento escocês proibiu a prática do esporte, segundo ordem do rei James II, que considerava a prática um divertimento que afetava os interesses do país, pois exigia muito tempo e dedicação. Existem, porém, outras suposições para o surgimento do esporte, praticado nos séculos 17 e 18 pelos romanos, que se utilizavam de uma bola de couro e uma vara curva chamando a modalidade de paganica. Ou então pelos franceses, que jogavam algo semelhante ao golfe: jeu de mail. No entanto, as regras do golfe, tal qual são conhecidas hoje, foram definidas em 1744, na cidade de Edimburgo, na Escócia. Ao Brasil essa prática chegou no final do século 19, quando escoceses e ingleses foram a São Paulo para construir a estrada de ferro Santos-Jundiaí e convenceram os monges beneditinos a ceder uma parte do terreno do Mosteiro de São Bento para a abertura do primeiro campo de golfe brasileiro. Já a partir de 1901, o campo foi transferido para a cidade, e o esporte passou a ser praticado em uma região nas proximidades da Avenida Paulista e Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. Nessa mesma época foi fundado o São Paulo Country Club, e a presença dos britânicos era comum na localidade, que começou a ser chamada de Morro dos Ingleses. Em 1915, o campo de golfe foi denominado São Paulo Golf Club, e a partir daí surgiram outros no estado, assim como no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. No Paraná, mais especificamente em Foz do Iguaçu, existe a prática do golfe no Wish Resort Golf Convention. A assinatura do campo é do conceituado arquiteto norte-americano Erik Larsen, que desenvolveu o campo com o objetivo de se tornar referência na América Latina. O Iguassu Falls Golf Club é a sede oficial dos torneios de golfe em um campo profissional com 18 buracos, grama bermuda e greens de tifdwarf, bastante rápidos e homogêneos. Além disso há campeonatos mensais ao longo de todo o ano com prêmios especiais para os participantes.   Os percursos contam com:
  • 096 jardas do tee preto
  • 725 jardas do tee azul
  • 025 jardas do tee branco
  • 287 jardas do tee vermelho
​​ ​Os fairways são bem largos, com bancas estrategicamente posicionadas para fazer o golfista pensar duas vezes antes de dar o tiro inicial em diversos buracos. Os greens são pequenos e exigem precisão nas tacadas de aproximação.   Novidade! Tradicional no Wish Resort, agora o torneio de golfe irá rodar o Brasil. De acordo com o fundador do Grupo CVC e da GJP Hotels & Resorts, o empresário Guilherme Paulus, a primeira edição do Golfe Brasil Torneio 2019, um campeonato de golfe com jogadores amadores, terá quatro etapas e uma série de prêmios, incluindo viagem para a Europa para o grande campeão das rodadas. A primeira edição ocorreu no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP), ao lado do Novotel Itu, onde foi realizado o evento de lançamento.   Próximas etapas: Data: 26 de outubro Local: Olympic Golf Course – Rio de Janeiro (RJ) Data: 23 de novembro Loca: Aquiraz Riviera (CE) Data: 7 de dezembro Local: Iguassu Falls Golf Club – Foz do Iguaçu (PR)   Em 2020, o circuito terá seis etapas, incluindo também o Distrito Federal e Santa Catarina. No ano seguinte, 2021, serão oito etapas, somando-se, além de todos esses destinos, a Bahia e o Rio Grande do Sul. A ideia da competição é integrar os jogadores de golfe com o mercado de turismo, percorrendo os principais destinos da prática esportiva no país. Ainda de acordo com Paulus, atualmente no Brasil são 25 mil golfistas e 120 campos da modalidade. Em termos globais, o turismo gerado por meio do golfe movimenta US$ 70 bilhões anualmente. Saiba mais em www.iguassufallsgolfclub.com.br/golfe e em torneiogolfebrasil.com.br/.  
Patrícia Buche

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião