Um dos grandes prazeres da vida é poder produzir o próprio alimento, principalmente quando ele é saudável e orgânico. Apesar de parecer difícil fazer isso, especialmente vivendo na cidade, existem muitas técnicas de horta em casa que podem ser adaptadas a espaços pequenos. Confira algumas dicas, e mãos à obra!

 

  • Uma das opções para quem tem quintal é plantar direto na terra, podendo ser muda ou semente.

  • Outra opção é utilizar vasos de flores, ideal para quem deseja manter a horta dentro de casa ou apartamento, servindo também como decoração do ambiente.

  • Para ações mais sustentáveis, é possível optar por embalagens PET.

  • Caixas de madeira ou paletes também podem ser usados para a montagem da horta.

  • E uma das mais criativas para espaços compactos é a horta vertical, que consiste em montar a horta aproveitando espaços próximos a paredes. Para isso podem ser utilizados vasos de flores e embalagens recicláveis ou de madeira.

Lembrando que é importante o local receber algumas horas de luz solar.

O que plantar?

Entre as opções destacam-se as hortaliças, chás e temperos. Alguns exemplos são:

Hortelã: pode ser plantada com mudas ou sementes, em local que não pegue muito vento. A época ideal de plantio é primavera ou outono, cuidando sempre para que a terra esteja adubada e irrigada.

Salsinha: para que haja desenvolvimento da raiz, o ideal é plantar em recipientes fundos. Não há época do ano específica para o plantio, e a colheita pode ser feita após três meses.

Cebolinha: também pode ser plantada em locais pequenos, desde que a terra esteja adubada e irrigada. O tempo para a colheita é igual ao da salsinha.

Alface: uma hortaliça rica em nutrientes e que pode ser plantada com sementes, principalmente em épocas de clima mais ameno. O cultivo é feito com solo irrigado, e a colheita exige alguns cuidados, especialmente quanto ao corte, que deve ser feito pela base, deixando alguns centímetros de caule para que a planta volte a brotar.

Brócolis: para o cultivo desse alimento em casa é preciso manter o solo bem adubado, assim podendo produzi-lo o ano todo, mantendo uma dieta saudável.

Tomatinho cereja: o queridinho das donas de casa é uma ótima opção para plantar em espaços improvisados. A melhor época do ano para o cultivo é na primavera, e ele pode ser colhido cerca de dois meses após o plantio.

Cenoura: uma leguminosa rica em nutrientes e que pode ser cultivada em casa. No entanto é preciso cuidar com a temperatura, pois a cenoura precisa de clima ameno e irrigação frequente.

Morango: por fim, a dica é o morango, que pode ser cultivado em vasos de flores, já que não possui raízes profundas. Uma dica para produzir mais frutos é cortar os caules finos conforme forem surgindo. A colheita ocorre depois dos dois meses de plantio.

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião