Este foi um mês agitado para a Ponte da Integração Brasil-Paraguai. As obras estão debaixo dos olhos atentos da comunidade, e nós acompanhamos cada mudança para contar para vocês.
A novidade de hoje é o boletim do consórcio responsável, disponível no site do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) sobre os avanços no mês de maio na Ponte da Integração Brasil–Paraguai, entre Foz do Iguaçu e a cidade paraguaia de Presidente Franco, e da Perimetral Leste, rodovia de acesso à cabeceira brasileira da passarela fronteiriça.
Ponte da Integração
Conforme os dados, compilados pelo Consórcio Ponte Brasil Paraguai (formado pelas construtoras Única, MPB e RMG), a Ponte da Integração tem 99,28% das obras prontas, mesmo com a troca asfáltica.
Os serviços de conclusão nos módulos dos guarda-corpos estão quase finalizados, restando apenas o acabamento final. Estes são vitais para garantir a segurança dos usuários e a manutenção estrutural da ponte.
No sistema de drenagem, a fase final de execução está em andamento. Esta etapa envolve a ligação da tubulação PEAD com a Caixa Separadora de Líquidos.
Recentemente, peças que compõem as duas Plataformas de Inspeção e Manutenção chegaram ao canteiro de obras. Após a pré-montagem, iniciou-se o processo de içamento com o auxílio de macacos hidráulicos e perfis de sustentação. Este procedimento durou cerca de cinco horas e alcançou uma altura aproximada de 60 metros, atingindo a parte inferior da estrutura.
Conforme os dados, compilados pelo Consórcio Ponte Brasil Paraguai (formado pelas construtoras Única, MPB e RMG), a obra sobre o Rio Paraná tem 99,28% de execução, com R$ 234,4 milhões desembolsados desde o início dos trabalhos, em 2020.
Perimetral Leste
Com apenas apenas 21,03% das obras previstas executadas, o desembolso da Perimetral Leste é de R$ 21,9 milhões.
Em maio, os trabalhos de terraplanagem prosseguiram e concentraram-se na estaca 200 da linha geral. Isso incluiu limpeza, perfuração, proteção, detonação, escavação, carga e transporte de material para a execução de um canal de drenagem.
No Viaduto da BR-277, os serviços de concreto, aço e forma das estruturas continuam. Até agora, a viga travessa, alas e cortinas do eixo 01 foram concluídas, bem como a viga travessa do eixo 02.
Relacionado