O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
A Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, defendeu a intensificação da parceria turística entre os países do Mercosul durante a abertura do Festival das Cataratas, um dos principais eventos de turismo do Brasil, realizado em Foz do Iguaçu.
O festival reúne mais de 8.000 profissionais do setor de turismo, tanto nacionais quanto internacionais, destacando-se como uma plataforma importante para discutir estratégias de roteiros turísticos integrados e o desenvolvimento de atrativos turísticos.
Daniela Carneiro abriu seu discurso referindo-se aos dados recentes do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que apontam para um reaquecimento da atividade turística no Brasil. Segundo o WTTC, a indústria do turismo deverá arrecadar cerca de R$ 752,3 bilhões até o final deste ano, representando 7,8% do PIB nacional e um crescimento de 5% em comparação a 2019.
Além disso, prevê-se a geração de 7,9 milhões de empregos nas mais de 50 cadeias econômicas ligadas ao turismo. “Esses dados ressaltam a potência do turismo, mas precisamos expandir o turismo de fronteira, integrando os países do Mercosul através de roteiros turísticos para atrair mais visitantes”, enfatizou a ministra.
Ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Foto: Roberto Castro/MTur.
Com o objetivo de fortalecer o turismo, um memorando de entendimento foi assinado durante o evento entre a Ministra do Turismo do Brasil, Daniela Carneiro, e do Paraguai, Sofia Muriel. O documento renova a colaboração entre os dois países para impulsionar o desenvolvimento, promoção e incremento de projetos de turismo de interesse mútuo.
Celebrando sua 18ª edição, o Festival das Cataratas reuniu mais de 8.000 participantes em um espaço de 7.000 metros quadrados. Este ano, o tema do evento foi “Turismo Cultural e Marketing Criativo”, refletindo as recentes iniciativas do governo federal. A Ministra Daniela Carneiro destacou a necessidade de unir turismo e cultura para estimular viagens responsáveis e a economia criativa.
Paulo Angeli, idealizador e organizador do Festival das Cataratas, destacou o impacto econômico do festival em Foz do Iguaçu, enquanto o governador do Paraná, Ratinho Jr., enfatizou a importância de estruturar os atrativos turísticos locais.
O diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou o poder do turismo como um catalisador de mudança social e uma importante alavanca econômica.No Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), ministra Daniela Carneiro defende união de países do Mercosul para fortalecer o turismo nas fronteiras