A Mesa Trinacional de Prevenção e Combate ao Tráfico, Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho Adolescente foi lançada na manhã da última sexta-feira, 24 de fevereiro. Representantes de governo do Brasil, Paraguai e Argentina estão determinados a lutarem juntos contra esse problema que está presente nos três países.
O convênio foi firmado na cidade de Puerto Iguazú, Argentina, e tem como objetivo que os países trabalhem unidos na identificação dos casos e na atuação rápida para evitar que mulheres e crianças estejam em situação de escravidão.
Por parte do Brasil, a assinatura do documento foi feita pelo secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Elias de Sousa. Segundo ele, as mulheres e as populações em situação de vulnerabilidade são mais afetadas pelo tráfico. Assim, a Mesa Trinacional promete incorporar uma perspectiva de gênero no desenvolvimento do programa e políticas de controle.
O evento contou com a presença da diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na Argentina, Yukiko Arai, que afirmou a liberdade como um direito inegociável. Além disso, Gustavo Vera, do Comitê Executivo da luta contra o tráfico e exploração de pessoas, disse que é necessário impulsionar uma intensa campanha de prevenção com a capacitação de funcionários e trabalho articulado com a comunidade e sociedade civil.
Estiveram presentes também Silvana Gimenez, Ministra do Trabalho e Emprego da província de Misiones (ARG), Dr. Carlos Arce, Vice-Governador de Misiones e Diego Ortigoza, Diretor de Relações Internacionais de Ciudad del Leste, Paraguai.