Inaugurada em 1960, a Usina Hidrelétrica de Acaray fica localizada em Hernandarias, no Paraguai. Na região da Tríplice Fronteira, foi pioneira na produção de energia elétrica em larga escala.

Por ser uma obra de 1960, o processo de modernização se fez necessário e teve início na terça-feira, dia 4 de março.

Foi investido o montante de US$ 10,8 milhões (R$ 55,1 milhões), valor financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Projeto

A modernização da Usina Hidrelétrica Acaray prevê o aumento da potência nominal da usina. Atualmente, a potência é de 222 megawatts-hora (MWh) e a previsão é chegar nos 268 MWh.

Também, serão realizadas melhorias nas estruturas. A construção de mirantes, trilhas para caminhada, sistema de iluminação decorativa da barragem, restaurante e um centro de informações sobre energias renováveis estão no projeto.

O presidente do Paraguai, Mario Benítez e a Ande, Administração Nacional de Eletricidade apoiam a modernização da usina.

O contrato assinado pelo presidente da Ande, Félix Sosa, foi com o Consórcio AFRY Y Asociados, formado pelas empresas AFRY Switzerland, da Suíça, e Latinoconsult, da Argentina.

“Não temos que nos conformar com Acaray, Itaipu e Yacyretá. Temos que continuar trabalhando para gerar potência limpa e renovável. O Paraguai tem um grande espaço para continuar gerando e ser um exemplo, no mundo, de um país que tem todo seu sistema elétrico e grande parte do setor produtivo abastecido com energia renovável”, disse o Presidente do Paraguai.

Presidente Mario Abdo Benítez