As relações internacionais entre Paraguai e Brasil, especialmente as renegociações do Anexo C do Tratado de Itaipu prevista para ser concluída em 2023, foi o principal tema do painel promovido pela Universidad Nacional del Este (UNE), em Ciudad del Este, no último dia 3 de dezembro.

O evento foi organizado pelos alunos do terceiro ano do curso de Ciência Política da universidade, no âmbito da Cátedra de Derecho Diplomático y Consular.

Micael Alvino da Silva, professor da Unila (Brasil) e membro do Grupo de Pesquisa da Tríplice Fronteira, e Christine Folch, professora da Universidade de Duke (Estados Unidos), foram os convidados do painel Relaciones Bilaterales Paraguay-Brasil: Itaipu 2023.

O encontro foi aberto pelo professor Porfirio Garcete Vega, diretor do curso de Ciência Política da Faculdade de Direito da UNE. Também estiveram presentes os professores Juan Carlos M. Molinas, orientador dos alunos que organizaram o evento, e Crecencio Molinas Lugo.

Na ocasião, foram distribuídos aos organizadores volumes de “Além dos limites: a Tríplice Fronteira nas relações internacionais contemporâneas”, livro organizado por Silva e que tem Folch como uma das autoras de capítulo.

Na oportunidade, os professores convidados ressaltaram a importância do evento e do intercâmbio acadêmico proporcionado pelos estudantes e professores da UNE.

campanha-itaipu-janeiro-2022

Comentários

Deixe a sua opinião