O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Foto: Asesoría de Comunicación Social – División de Prensa – ITAIPU Binacional PY.
No dia 6 de maio (sábado), um sistema moderno de inspeção foi implementado para monitorar regularmente a condição do trecho central da Ponte da Integração Paraguai-Brasil, que atualmente está em fase de conclusão.
O sistema inovador inclui um carro de inspeção com 24 metros de largura, instalado na parte inferior da estrutura metálica da ponte, que se move ao longo de 470 metros do trecho central da superestrutura sobre o rio Paraná. Esse monitoramento periódico e detalhado garantirá a segurança e a durabilidade da ponte.
Foto: Asesoría de Comunicación Social – División de Prensa – ITAIPU Binacional PY.
A implementação do sistema de inspeção é uma etapa crucial para a conclusão da superestrutura, seguindo as normas e especificações técnicas exigidas pela consultoria brasileira responsável pela fiscalização da obra.
Foto: Asesoría de Comunicación Social – División de Prensa – ITAIPU Binacional PY.Foto: Asesoría de Comunicación Social – División de Prensa – ITAIPU Binacional PY.
A Ponte da Integração possui 760 metros de comprimento, com colunas principais de 180 metros de altura e um vão central superior a 60 metros acima das cheias máximas do rio Paraná. Iniciada em 2019, a construção conecta as cidades de Presidente Franco e Foz do Iguaçu, criando uma segunda via entre Paraguai e Brasil e impulsionando o desenvolvimento econômico regional.