A Ponte da Integração, que ligará as cidades de Presidente Franco e Foz de Iguaçu sobre o Rio Paraná, está 90% concluída. As aduelas que compõem o deck estão a apenas 41,10 metros da junção em sua seção central. 

Já foi iniciada a colocação da última aduana na Margem Esquerda da obra, enquanto no lado paraguaio ainda faltam duas dessas estruturas.

“Na Margem Direita hoje estamos na aduela 16. A Ponte da Integração está a 41,10 metros da junção, mais a chave (aduela central) que fica a 5,42 metros. Após a colocação da aduela 18 pela Margem Esquerda, estaremos em 29,2 metros”.

Explicou Pánfilo Benítez, assessor especial da Diretoria de Coordenação de ITAIPU.
Ponte da Integração
Foto: Itaipu Binacional.

O engenheiro da Ponte da Integração acrescentou que a união completa da megaestrutura ocorrerá antes do mês de setembro e a conclusão total da obra ocorrerá no último trimestre do ano.

As aduelas são peças mistas pré-fabricadas (metal e concreto) que dão forma à via da ponte. A colocação destas estruturas iniciou-se em outubro de 2021, iniciando-se assim o chamado avanço livre na zona central da nova passagem fronteiriça. No total, devem ser colocadas 37 aduelas metálicas, 18 em cada margem do Rio Paraná e uma no centro (unirá as duas extremidades).

Cada peça, pré-fabricada no canteiro de obras, tem peso de 95 toneladas e tamanho de 11,90 metros de comprimento e 19,90 de largura. A aduela de junção terá 5,40 metros de comprimento e 19,90 metros de largura. Eles são integrados à superestrutura por meio de soldas especiais e apoiados pelos cabos de sustentação; além de ser complementado com concreto.



Comentários

Deixe a sua opinião