A data do início do Ramadã, período sagrado para os muçulmanos, acaba de ser confirmada pela Arábia Saudita para o dia 23 de março, na quinta-feira.

A data de início foi recém confirmada conforme o calendário lunar e não se sabe ao certo a data do fim, pois é baseada na chegada da lua crescente.

O Ramadã acontece no nono mês do calendário islâmico, onde os muçulmanos praticam o jejum ao nascer do sol e se estende até o pôr do sol, esse é um dos 5 pilares do islã, o qual está prescrito no alcorão sagrado.

Como é feito o jejum no Ramadã?

‘’O jejum no Ramadã consiste em, no período do dia, abster-se de todo tipo de comida e bebida, fumo, relações sexuais, medicamentos via oral, e condutas imorais, como por exemplo, a mentira. É importante ressaltar que durante o período menstrual, a mulher não pratica o jejum. Nesses dias, intensificamos a gratidão à Deus e o Zakat (caridade)’’.

Explica a muçulmana Soraia Chamseddine, de Foz do Iguaçu.

Soraia, estudante de administração da Unioeste, conta que vê sua família participando do Ramadã desde muito nova. Na adolescência, ela relata que começou adotar a prática.

O que o Ramadã significa para os muçulmanos?

‘’Para mim, é um mês de muita espiritualidade, gratidão e caridade, um momento de intensificar a conexão com Deus, e exercitar a força de vontade. Também é um ótimo exercício mental’’, explica a estudante.

Treina-se durante o Ramadã a bondade, a caridade, a fraternidade e a sensibilidade em relação ao próximo. Renova-se a fé em Deus. Para além do jejum do corpo, temos o alimento da alma.

Quais são as atividades realizadas na Mesquita de Foz?

‘’Nesse mês sagrado, temos uma reza todas as noites na mesquita, assim como palestras sobre a história da religião. No fim do mês, tem o Eid El Fitr, que é uma forma de celebração’’

Como é ser muçulmana em Foz do Iguaçu?

‘’Aqui é muito fácil ser muçulmano e praticar o jejum. A comunidade é bem grande, então ninguém está sozinho nesse momento. Em outros lugares do Brasil, onde não tem mesquita por exemplo, imagino que seria bem mais complicado’’, completa Chamseddine.

Segundo dados do último censo do IBGE, existem 35 mil muçulmanos no Brasil e só no Paraná 24 municípios têm presença islâmica. Foz do Iguaçu é a cidade que abriga a maior parte dos muçulmanos que vivem no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo.

Quantas horas de jejum por dia?

‘’Minha família segue o calendário divulgado pela Mesquita Omar Ibn el Khattab de Foz. Está mostrando em torno de 13h de jejum’’

Mas, a quantidade de horas muda nos países da Tríplice Fronteira e do mundo. No Paraguai, em Ciudad del Leste, e na Argentina, serão 12 horas de jejum, uma hora a menos que o Brasil.

Cerca de 12 mil árabes-mulçumanos vivem entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Paraguai).*

A cidade paraguaia vizinha Ciudad del Leste também conta com uma mesquita, tornando visível a forte presença da religião islâmica na região fronteiriça.

Praticado pelo mundo todo, os jejuns do Ramadã durarão 17 horas na Islândia, Suécia e Escócia

Funcionamento da Mesquita Omar Ibn Khatab – Foz do Iguaçu
Horários de funcionamento da maior mesquita da América Latina, a Omar Ibn Khatab.

Avatar photo

Estudante de Jornalismo na PUC-SP e redatora na 100fronteiras.

Comentários

Deixe a sua opinião