A cidade de Hernandarias, localizada na fronteira do Paraguai com Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, está se preparando para comemorar seus 127 anos de fundação na próxima sexta-feira (7). 

A prefeitura organizou uma programação especial para celebrar essa data histórica, que inclui uma feira de gastronomia e artesanato na praça central da cidade, além de apresentações de artistas locais.

Segundo informações do jornal ABC Color, os shows terão início às 16h de sexta-feira, com a participação especial dos alunos da Escola Municipal de Dança, Improband, Te Va a Gustar e Diamela Rilandi. 

O prefeito Nelson Cano também incentivou a participação da população, declarando recesso (asueto) para os setores público e privado, possibilitando que todos possam aproveitar as festividades.

Hernandarias também é conhecida como “Capital da energia elétrica”. Com uma população estimada de 93 mil habitantes, foi fundada em 7 de julho de 1886, tendo como base o antigo povoado ribeirinho de Tacurú Pucú. No século 17, existiu na região a missão jesuítica de Natividad de Nuestra Señora del Acaray, que foi abandonada devido aos ataques dos bandeirantes paulistas.

Leia mais: Tudo sobre as Cataratas do Iguaçu do lado argentino

Minga Guazú

Além das comemorações em Hernandarias, o município de Minga Guazú, vizinho a Ciudad del Este, também terá um dia especial. Nesta quinta-feira (6), será celebrado o Día del Minguero, feriado municipal que homenageia os moradores da cidade e o padre Guido Coronel (Pa’i Coronel), pioneiro local.

A programação em Minga Guazú começará com um ato solene na Paróquia María Auxiliadora, às 9h, seguido por apresentações artísticas, feira e exposições. Com um crescimento significativo nos últimos anos, a população de Minga Guazú já ultrapassou 90 mil habitantes, espalhados pelos bairros ao longo da Rodovia PY02.

Essas celebrações são uma oportunidade para os moradores das cidades fronteiriças se reunirem e celebrarem suas raízes históricas e culturais. Além disso, os eventos promovem o turismo local, destacando as belezas e atrativos dessas regiões de fronteira. Portanto, se você está na região ou planeja visitar, não deixe de participar das festividades e conhecer mais sobre a rica história dessas cidades paraguaias.