Você está visitando a cidade de Foz do Iguaçu e sentindo falta de fazer algumas compras? Uma opção é visitar Ciudad del Este, no Paraguai. No entanto, devido a ser uma cidade turística, Foz do Iguaçu oferece muitas opções de transporte para pontos turísticos na cidade e no Paraguai.

Para ajudá-lo a planejar sua viagem ao país vizinho, criamos uma lista com informações sobre como chegar a Ciudad del Este a partir de Foz do Iguaçu. Apresentamos várias opções de transporte, horários e documentos necessários.

Transporte para o Paraguai

Se você é um turista visitando a cidade, a melhor opção é verificar com o hotel, hostel ou parentes sobre o transporte disponível para se movimentar pela cidade. Muitos hotéis têm seus próprios transportes para todos os pontos turísticos em Foz do Iguaçu, Paraguai e Argentina.

Existem várias opções de transporte disponíveis:

Ônibus

Partindo do centro, bem no terminal, a viagem com uma linha internacional até o Paraguai demora uns 20 minutos. Para mais informações sobre o terminal, clique aqui.

Já com um ônibus de Foz a travessia na Ponte da Amizade terá que ser feita a pé, pois o ônibus não atravessa. Isso resulta uma caminhada de cerca de 15 minutos. 

Em Foz, têm muitos ônibus partindo da cidade até a Ponta de Amizade. (Foto: 100fronteiras)

A pé

A travessia a pé é bem tranquila, só tenha certeza de estar com roupas leves e um bom tênis! Se você quiser ir totalmente a pé e conhecer Foz do Iguaçu enquanto vai para o Paraguai, verifique bem o caminho de sua casa ou hotel para não se perder.

Táxi

Caso você queira mais conforto e segurança, pode ir de táxi também. Porém, tenha em mente que a travessia vai demorar um pouco mais, uns 35 minutos dependendo do trânsito, e também sairá mais caro.

Mototáxi

O tempo fica bem menor, só para cruzar a ponte leva cerca de uns 5 minutos, então rapidinho você chega no Paraguai.

Um lado ruim é que, por ser mototáxi, o capacete é comunitário, várias pessoas já usaram. Por isso, muitas pessoas aqui de Foz, quando usam o moto táxi, colocam uma sacola plástica como uma barreira entre a cabeça e o capacete.

Viagem por aplicativos

Também é possível utilizar os aplicativos como Uber, 99, Rápido Car, entre outros, no entanto se informe bem antes de confirmar a corrida, pois a maioria leva somente até a Aduana, e então a travessia precisa ser feita a pé.

Carro

Outra opção é ir de carro, no entanto é necessário ficar atento às regras de trânsito no Paraguai, caso queira se locomover com ele por Ciudad del Este. Caso você só queria usar seu carro para a travessia da ponte mesmo, o recomendado é ficar em um dos estacionamentos perto da aduana, para maior segurança.

Se estiver usando o carro de um amigo ou parente, é necessário que tenha uma autorização do dono do veículo assinada em cartório com todas as informações do carro, para não haver nenhum problema.

Lembre-se que os documentos do carro tem que estar em dia!

No geral, a recomendação é que você trace um plano do que deseja fazer no Paraguai e então escolha um meio de transporte que melhor se aplique a sua situação!

Horários

Por ser uma cidade de centro comercial, com muitas lojas e shoppings, Ciudad del Este pode ficar bem movimentada e cheia. Os horários de pico são extensos, das 8hrs até as 18hrs.

Por isso, vá cedo, lá pelas 6hrs pode já ir acordando para o dia. Planeje as lojas que quer passar para não ficar muito perdido também, o que é bem fácil de acontecer.

Tenha em mente também o clima. Em dias de chuva, a travessia e as compras ficam fora de mão, e em dias de muito calor, fica quase impossível de andar! Ciudad del Este está quase sempre cheia, e também tem muitas descidas e subidas, então se prepare para andar bastante.

Ciudad del Este comemora 66 anos
Centro de Ciudad del Este. (Foto: 100fronteiras)

Documentos

O Paraguai é um país estrangeiro, então as leis de imigração se aplicam. Certifique-se de levar seus documentos originais e atualizados, incluindo RG (Cédula de Identidade) ou passaporte e CNH e Carta Verde, se estiver dirigindo.

Caso você esteja levando uma criança, o documento dela (RG ou passaporte) é obrigatório também. Se ela estiver desacompanhada de apenas um dos pais, ou dos dois, é necessário a autorização assinada em cartório pelo pai ou mãe que estiver ausente.

Todos os documentos precisam ser originais e atualizados.

Vacinas

Pode ser solicitada a carteira de vacinação pela fiscalização da aduana, então traga sua carteira em dia. A mais solicitada é a da febre amarela!

Moeda

Apesar de várias lojas aceitarem o real, é importante levar uma quantia em guarani, que é a moeda oficial do Paraguai, e também em dólar, que é mais comum para as compras.

Verifique a cotação do dólar no dia que for visitar o Paraguai e se prepare para gastar. Também é importante saber que, pela maioria das coisas ser em dólar, se você levar apenas o real, o preço convertido para dólares vai ficar mais alto.

A cotação do dólar muda frequentemente. (Foto: Pixabay)

As casas de câmbio no Paraguai não cobram impostos sobre a conversão, enquanto as de Foz do Iguaçu cobram.

É importante lembrar que nem todas as lojas aceitam cartões de crédito, débito ou pix, então é recomendado levar dinheiro também ao fazer compras.

No final do dia, você pode acabar com muitas sacolas de compras, mas atenção! Existe um limite de compra de $500 dólares, acima do qual é necessário pagar uma taxa de imposto sobre toda a compra.

Aproveite suas compras em Ciudad del Este, mas não se esqueça de visitar Foz do Iguaçu e suas incríveis atrações também, incluindo as Cataratas do Iguaçu.

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião