Anúncio Publicitário.

“Os desafios para ser empresário em Foz do Iguaçu são diversos, eu sou do ramo imobiliário e para mim um dos desafios começa com o fato de morarmos em uma fronteira, ou seja, trabalhamos com quatro moedas, o real, guarani, dólar e o peso”.

Assim descreve o empresário do ramo imobiliário João Motoka, que como muitos empresários de diversos nichos encontra desafios em cada fase do empreendimento.

Por um lado, na cidade de Foz do Iguaçu pode-se encontrar oportunidades únicas também. A região é conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu e pela Usina de Itaipu, o que atrai muitos turistas todos os anos.

E mais, a região também é conhecida pelo comércio na fronteira com o Paraguai e Argentina, o que pode oferecer possibilidades de negócios interessantes.

“Muitas pessoas, hoje, que trabalham em Foz, vivem em um trabalho informal, trabalham no Paraguai, mas muitos não são registrados”. Acrescenta João. “E é nesse ponto que vem as dificuldades para o meu setor que é negócios imobiliários, porque quando uma pessoa quer comprar uma casa, ela tem que dar uma entrada, mas como ela não trabalha de carteira registrada, não dá para comprovar renda e cria uma dificuldade para poder financiar”.

Diferente do setor de João, pode ser positivo para empreendedores que atuam na área do turismo, como agências de viagens, hotéis, restaurantes e lojas de souvenirs, por exemplo, podem ter uma clientela frequente e que hoje estão se reerguendo no pós-pandemia. 

Além disso, a região tem um forte setor agropecuário e de produção de alimentos, o que pode oferecer oportunidades de negócios em diversas áreas, desde a produção até a comercialização de produtos.

E mesmo com essas vantagens, por ser uma região com uma população menor, pode ser mais difícil encontrar mão de obra qualificada, especialmente em setores como tecnologia e inovação, que requerem profissionais altamente capacitados.

Outro ponto a ser esclarecido é que temos que considerar a competição. Em uma região com várias cidades pequenas, pode ter menos clientes potenciais e, ao mesmo tempo, haver mais concorrentes disputando essa mesma clientela, o que torna difícil destacar-se e conquistar a fidelidade dos clientes.

Um exemplo disso é para quem quer abrir um escritório de advocacia. Foz tem muitos profissionais da área jurídica, além de pelo menos cinco faculdades oferecendo o curso de Direito. A concorrência é extrema.

Vale a pena?

Por fim, como falamos: em todo lugar há desafios e em Foz do Iguaçu não seria diferente, mas a cidade vai te oferecer oportunidades únicas, independentemente do setor.

João Motoka diz que cada vez mais se reinventa como profissional: “também temos vantagens, um exemplo disso é que tem muitos investidores de fora também para investir na cidade e a gente tem que estar ativo no mercado, criando estratégia, porque existe uma concorrência muito grande também, mas é desafiador e ao mesmo tempo é gratificante trabalhar com o que a gente gosta”, finaliza.

É importante que empresários identifiquem as necessidades, oportunidades do mercado local e, sejam inovadores e criativos na busca de soluções para os próprios negócios.

Espaço Publicitário