Assunção, a capital do Paraguai, merece uma atenção especial tanto dos turistas que vem para Foz do Iguaçu em busca de aproveitar a sua Tríplice Fronteira, quanto para os próprios iguaçuenses que podem aproveitar um destino histórico e encantador do país vizinho.

No entanto, Assunção ainda não faz parte do roteiro de muitos desses brasileiros. Seja por preconceito ou simplesmente por não saber o que a capital do Paraguai, Assunção, é capaz de oferecer, muitos passeios se resumem à Ciudad del Este, na Tríplice Fronteira, conhecida por ser o paraíso das compras.

Mas a 100fronteiras foi além e vai te deixar por dentro das principais curiosidades dessa viagem: como ingressar no Paraguai, regras sanitárias, quilometragem, principais pontos turísticos e dicas para quem quer pegar a estrada e se aventurar pelas terras sul-americanas.

COMO INGRESSAR NO PARAGUAI

Para ingressar no Paraguai na condição de turista, cidadãos brasileiros devem apresentar passaporte válido ou cédula de identidade civil emitida pelos institutos de identificação das polícias civis dos Estados.

CARTA VERDE

Para ir de Foz até Assunção é necessário o condutor contar com um documento chamado Carta Verde, que se trata de um seguro obrigatório para o seu veículo no Paraguai. Assemelha-se ao DPVAT e cobre danos materiais e corporais causados a terceiros.

A maioria dos bancos realizam a emissão da Carta Verde, assim como as fronteiras dos países sul-americanos.

Não portar o seguro Carta Verde caso seja parado pela polícia paraguaia pode render uma multa ou até mesmo obrigar o turista a regressar de volta para o Brasil.

REGRAS SANITÁRIAS

Para viajar de Foz até Assunção as autoridades de migração podem cobrar um teste negativo de Covid-19 do tipo RT-PCR e que o viajante cumpra um isolamento de cinco dias e depois desse período, um novo teste deve ser apresentado às autoridades.

Todos que querem passar do km 30, da região de compras de Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, devem realizar o protocolo sanitário e migratório correspondente. Devem se registrar na migração, apresentar o exame PCR e isolar-se a partir de sua entrada no país.

As exigências também podem ser cobradas de quem pretende ficar mais de 24 horas no Paraguai. Nesse caso, o teste PCR pode ser feito na aduana da ponte. O exame é pago ou pode ser feito no Brasil e apresentado à fiscalização, que ocorre por meio de amostragem.

TRAÇADO

São apenas 335 km entre Foz do Iguaçu e Assunção, contando com as boas condições de tráfegos a viagem dura 5h e 30min pela rota convencional e 7h para aqueles que querem economizar com pedágios. Uma viagem de curta duração em relação as atrações que o viajante poderá desfrutar.

PRINCIPAIS PONTOS TURISTICOS EM ASSUNÇÃO

Assunção conta com diversas atrações turísticas, sejam elas históricas, culturais, gastronômicas ou religiosas. Vamos citar alguns desses pontos turísticos.

Panteão Nacional dos Heróis

O Panteão Nacional dos Heróis é um dos monumentos mais visitados pelos turistas. Ele foi construído para ser um templo católico e atualmente funciona como um oratório, onde também estão os restos mortais de grandes heróis da história do Paraguai.

Palacio de los López

Um dos mais belos edifícios de Assunção é o Palácio do Governo, mais conhecido como Palacio de los López, construído em 1857 a mando do então presidente Francisco Solano López. Embora não seja permitida a entrada, observe a arquitetura em estilo neoclássico, sua estrutura grandiosa e seus belos jardins. À noite, o prédio iluminado fica ainda mais interessante. Em frente ao monumento está o letreiro escrito Asunción, perfeito para eternizar a viagem!

Centro Cultural De La Republica El Cabildo

Sediado em um edifício histórico do século XIX que foi sede do cabildo, órgão administrativo e judiciário do município da cidade, o Centro Cultural tem o objetivo de trazer à memória a história e cultura do país através de exposições, música e outras atividades. As atividades são gratuitas e só a visita ao edifício já vale a pena!

CUSTO DA VIAGEM

Levando em consideração que um veículo popular faz entorno de 14 KM/L, de Foz até Assunção seriam necessários 24 litros de combustível para realizar a viagem de ida e volta, com o preço médio do combustível no Paraguai de R$4.30 (conforme a cotação do mês), somente de combustível o turista teria de desembolsar R$103, além do pedágio, estadia e alimentação.

5 DICAS DE SEGURANÇA PARA QUEM VAI PEGAR A ESTRADA

  1. Tenha todas as luzes funcionando perfeitamente
  2. Planeje o trajeto que vai fazer antes de sair
  3. Mantenha os pneus bem calibrados
  4. Mantenha distância do veículo à frente
  5. Não faça ultrapassagens arriscadas

Comentários

1 Comentário

Deixe a sua opinião

  1. Já fiz esse passeio , em dois carros , com a família . Ficamos em um pequeno hotel próximo ao principal shopping , El Passeo. Conhecemos os locais turísticos com a ajuda de um casal de amigos de lá. Recomendo esse passeio. Era um sonho conhecer Assuncion.