A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o Instituto 100fronteiras anunciaram um curso de extensão em “História da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil, Paraguai)” com inscrições abertas até 13 de setembro.

Com o apoio da Fundação Cultural e do Parque Nacional do Iguaçu, a iniciativa é voltada para profissionais do turismo, da comunicação, estudantes e demais interessados no tema. O curso oferece 200 vagas e começa no dia 14 de setembro.

O curso será ministrado pelo Dr. Micael Alvino da Silva, professor da UNILA e autor de seis livros, incluindo “A Segunda Guerra Mundial e a Tríplice Fronteira” e “Breve História da Tríplice Fronteira”.

Com uma carga horária total de 20 horas, o formato será híbrido, combinando aulas online e um debate presencial. A programação inclui três aulas online e um debate presencial a ser realizado em 5 de outubro, no auditório da Fundação Cultural, com horário ainda a ser determinado.

O curso abordará tópicos como a história de Cabeza de Vaca, Erva-Mate e Parque Nacional do Iguaçu na primeira aula. A segunda aula focará na Ponte da Amizade, BR-277, Itaipu Binacional e Ciudad del Este, enquanto a terceira aula discutirá imigração e turismo desde Santos Dumont até o “segundo milhão” de visitantes na região.

Cronograma

  •  14 de setembro, às 19h: Aula 1 – Cabeza de Vaca, Erva-Mate e Parque Nacional do Iguaçu;
  • 21 de setembro, às 19h: Aula 2 – Ponte da Amizade, BR-277, Itaipu Binacional e Ciudad del Este;
  • 28 de setembro, às 19h: Aula 3 – Imigração e turismo de Santos Dumont ao “segundo milhão”;
  • 5 de outubro: Debate presencial, no auditório da Fundação Cultural, em horário a ser agendado.