A Direção de Meteorologia e Prevenção de Riscos Naturais de Posadas, capital da província argentina de Misiones, emitiu um alerta de altas temperaturas na região de fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. Os termômetros podem atingir picos de até 36°C nos próximos dias, começando na quinta-feira, dia 3 de agosto.

A entidade meteorológica, que emite previsões climáticas para toda a província, informou que uma massa de ar quente de origem continental impactará a área entre domingo, dia 30 de julho, e sexta-feira, dia 4 de agosto.

“As temperaturas estarão acima dos níveis habituais para este período, podendo alcançar 35°C ou 36°C. Se esse valor for registrado, ele superará o recorde de calor para julho em Posadas, que foi de 33°C em 25 de julho de 1987, e se aproximará do recorde de agosto, que é de 38°C registrado em 12 de agosto de 1966”, explicou a instituição.

O alerta coincide com previsões de serviços meteorológicos do Brasil que indicam calor acima da média para a fronteira entre Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai) nos próximos dias.

De acordo com o Climatempo, a temperatura em Foz do Iguaçu pode atingir até 33°C entre sexta-feira (4) e domingo (6), com um pico de até 34°C na segunda (7) e terça-feira (8). A Metsul Meteorologia prevê 31°C para a quinta-feira (3) e 32°C para a sexta-feira, com as temperaturas caindo abaixo dos 30°C nos dias seguintes.

Veja também

Em relação à precipitação, a expectativa é que as chuvas retornem a partir do próximo domingo, com possibilidade de acumulados de até 14 milímetros na segunda-feira (7). A partir de 9 de agosto, a previsão é de um retorno das temperaturas mais baixas para a região fronteiriça, com registros abaixo de 10°C durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.