Uma massa de ar frio de origem polar entrou com força sobre o Sul do Brasil e derrubou a temperatura. A madrugada e o amanhecer desta quarta-feira, 8 de abril, foram bastante frios em grande parte da Região. Os três estados registram temperaturas em torno dos 5°C e abaixo desta marca. Nas capitais Porto Alegre e Florianópolis, a madrugada de 8 de abril foi a mais fria de 2020, até agora. O frio mais intenso no Sul do Brasil ocorreu nas áreas mais elevadas da serra de Santa Catarina, onde a temperatura chegou a quase 4°C abaixo de zero na região de Urupema . O frio ficou em torno de 3°C abaixo de zero em Urubici .
Com o frio intenso, a geada se formou em muitos campos no alto da serra catarinense.
Confira algumas baixas temperaturas registradas na madrugada e amanhecer desta quarta-feira, 8 de abril de 2020, com medições do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Epagri-Ciram (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia) Local UF T min (°C) em 8/4/2020 Urupema/Parque de Exposição SC -3,7 Urubici/Vacas Gordas SC -3,1 Bom Jardim da Serra/Comunidade XV Dias SC -1,4 São Joaquim SC 1,6 Dom Pedrito RS 3,0 Bom Jesus RS 3,2 São José dos Ausentes RS 3,4 Caçador SC 3,5 Serafina Correa RS 3,5   Pela medição do INMET, a menor temperatura no Rio Grande do Sul foi de 3,0°C em Dom Pedrito. Em Santa Catarina, a temperatura mais baixa nesta quarta-feira,8, foi de 1,3°C, em Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja, segundo o INMET. Já no Paraná, a menor registrada por este instituto foi de 5,2°C, em General Carneiro.
Fique atento! As quedas bruscas de temperatura deixam nosso corpo mais sujeito à gripes e resfriados
Frio diminui nesta quinta O ar frio de origem polar ainda atua sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira, 9 de abril, mas com menos força. A tendência é de elevação de temperatura, de forma geral. Porém, as regiões mais elevadas da serra catarinense ainda poderão registrar temperaturas próximas de 0°C e alguma geada, mas não como hoje.

Confira as imagens da geada de 8/4/2020 na serra de Santa Catarina

Como está #otempodajanela aí? Participe!  
Foto de Mycchel Legnaghi/Agência São Joaquim Online , São Joaquim (SC)
 
Foto de Mycchel Legnaghi/Agência São Joaquim Online , São Joaquim (SC)
 
Foto de Mycchel Legnaghi/Agência São Joaquim Online , São Joaquim (SC)
 
Foto de Mycchel Legnaghi/Agência São Joaquim Online , São Joaquim (SC)
  Sol de outono Praticamente toda a Região Sul continua com muito sol e tempo seco, sem chuva, nos próximos dias. Mas a intensificação de ventos marítimos vai aumentar a nebulosidade e as condições para chuva em áreas próximas ao mar. Para esta quinta-feira, 9 de abril, a previsão é de chuva fraca ocasional no litoral do Rio de Grande do Sul. Na sexta-feira, 10, a infiltração de umidade do mar se espalha por todo o leste gaúcho, sobre a região serrana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e pelo sul e parte do leste catarinense. Pode chover durante o dia em Porto Alegre e em Florianópolis.  
Aproveite o sol! Estudos científicos compravam que a vitamina D ajuda a aumentar a imunidade contra doenças.  
Já para o sábado, 11, há previsão de chuva, mas com períodos de sol, no litoral norte do Rio Grande do Sul, no sul e leste de Santa Catarina, incluindo Florianópolis e o Vale do Itajaí, e no leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba. O litoral paranaense pode ter chuva moderada a forte. Para o domingo, 12 de abril, a previsão é de sol e tempo seco em quase todo o Sul do Brasil. Apenas o leste do Paraná continua com muitas nuvens e o litoral deste estado pode ter alguma chuva ainda.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião