Anúncio Publicitário.

A Itaipu Binacional, em associação com o Conselho Mundial da Água, promove nos dias 8, 9 e 10 de março um webinar preparativo para o Fórum Mundial da Água, que acontece no final do mês em Dakar, no Senegal.

O webinar “Rumo ao 9º Fórum Mundial da Água” é aberto para toda a comunidade e tem o objetivo de criar um espaço virtual para intercâmbio de ideias e experiências na região sobre os temas que serão tratados no fórum.

Entre os participantes do webinar, estão esperados representantes de organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos, organizações internacionais, sociedade civil e profissionais envolvidos e interessados no desenvolvimento regional sustentável da infraestrutura transfronteiriça ligada à água.

Para participar, basta preencher o formulário no link: https://bit.ly/3CcOg55. O evento terá tradução simultânea para espanhol, inglês e português, podendo o participante escolher o idioma de sua preferência. Será possível interagir com os palestrantes por meio da área de comentários.

O webinar vai reunir, entre os palestrantes, especialistas da América Latina para falar sobre o desenvolvimento regional sustentável das infraestruturas transfronteiriças ligadas à água, como as barragens das usinas hidrelétricas, por exemplo, e como fazer a gestão dos múltiplos usos desses reservatórios, além de outros temas. A organização é das Diretorias de Coordenação brasileira e paraguaia da Itaipu.

A natureza da água, como elemento-chave para o desenvolvimento das sociedades, incentiva a cooperação e o diálogo. A provisão de água para abastecimento e irrigação, pesca, navegação, geração de energia elétrica e os diversos usos requerem acordos e consensos para garantir a adequada proteção, conservação e gestão dos recursos hídricos.

Fórum Mundial

O Fórum Mundial da Água, o maior evento mundial sobre água, é organizado a cada três anos com um país anfitrião. Em 2022, o encontro será nos dias 21 a 26 de março em Dakar, no Senegal.

Devem participar representantes de todas as esferas, incluindo líderes políticos e econômicos, instituições multilaterais, academia, sociedade civil e o setor privado. O objetivo é alcançar progressos de longo prazo nos desafios globais da água.

O tema da 9º edição do Fórum é “Segurança hídrica para a paz e o desenvolvimento”, estruturado em torno de quatro temas prioritários: Segurança hídrica; Cooperação; Água para desenvolvimento rural; e Mídias, instrumentos e meios.

A Itaipu Binacional é membro do Conselho Mundial da Água e integra o Grupo de Ação para a organização de uma das sessões temáticas do eixo Cooperação do Fórum Mundial. O webinar vai se relacionar a este eixo para a América Latina.

Espaço Publicitário