Anúncio Publicitário.
Matéria publicada originalmente na edição 80 da Revista 100fronteiras, maio de 2012. Editado por Thaynara Pagno.

Todo bairro tem a sua Praça, que reúne características de cada localidade. Algumas, as mais antigas, já mostram sinais do tempo, e depredação, enquanto outras, mais novas, os moradores ainda não se adaptaram em utilizá-las.

Recentemente, a população adquiriu um novo motivo para frequenta-las, as academias a céu aberto. Apesar de o foco inicial ser o idoso, elas acabaram agradando toda a família.

Jovens, adultos e idosos aproveitam as vantagens para entrar em forma física. Mas, você já parou para pensar, qual a utilidade de uma praça, com ou sem academia a céu aberto? Você já pensou a utilizá-la como espaço de lazer? Pois é, acho que essa não é a primeira resposta que lhe vem à cabeça quando o tema é praça.

Com uma imagem distorcida em Foz do Iguaçu, algumas, abandonadas, foram dando forma a outros tipos de pensamentos, por exemplo, “Qual a utilidade dessa Praça?” A resposta é simples, pois cada uma tem um propósito, e o principal responsável pela preservação delas é a população.

Existem praças no município que são muito bem utilizadas, outras nem tanto, mas isso muda de região para região. Cada região tem um perfil, assim como cada pessoa. Alguns mais culturais outros menos.

Mas o que importa, é que ela foi feita para ser usada por você, e é por isso, que nós da Revista 100fronteiras traçamos um perfil das principais praças da nossa cidade. Quem sabe você se encaixa com algum.

Você sabia que pessoas da cidade toda vão até a Praça da Bíblia frequentemente para comer? Ou Sabia que outras vão para passear no Parque Monjolo? E ainda, outras, para soltar pipa no Gramadão. Essa população encontrou uma praça que se encaixasse às suas necessidades. Você também pode ter a sua.

Praça Boulevard

Uma das mais novas praças de Foz do Iguaçu carrega uma marca diferente, um local reservado, com a presença de diversos tipos de árvores sendo um dos destaques dessa praça.

Durante o dia, é ponto de encontro para quem trabalha nas proximidades ou para quem estuda no Centro Universitário UniAmérica. Durante a noite, é um ponto de encontro entre amigos, que vão lanchar em um trailer no centro da praça, o sucesso lá é o pastel com caldo de cana.

Praça do Mitre

Famosa pela sua singularidade e localização privilegiada, a Praça do Mitre une diariamente formas e expressões diferenciadas. Seja por demonstradores de arte, ou por encontros locais.

É impossível definir um público, ou traçar um perfil. Pois no Natal, ela costumava ser um ponto de encontros culturais, em outubro um ponto intelectual, e em outras épocas do ano, um local de lazer, com exposições de artesanato. Pessoas de todos os cantos da cidade já visitaram esta praça, que faz parte da história e da vida iguaçuense.

Praça no Mitre Foz do Iguaçu
Praça do Mitre. Foto: Lilian Grellmann/ 100fronteiras.

A praça passou por uma “reforma” recentemente e já conta com novos projetos, dessa vez de revitalização na iluminação.

Praça da Bíblia

Huummm… quando o assunto é a Praça da Bíblia, logo sobe a cabeça aquele cheirinho misturado de comida, com lanches. De segunda à segunda, trailers se reúnem na praça para vender todos os tipos de lanches e comida oriental.

Cachorro quente, crepe suíço, tapioca, espetinho e ainda, yakisoba estão entre algumas das opções encontradas por lá. A praça também é famosa pelos grandes eventos como: exposições de flores, baile da terceira idade, exposições teatrais e musicais. Essa praça é um ótimo ponto de encontro para família e amigos.

Praça Naipi

Você já ouviu falar na Praça Naipi? Sabe qual é? Ela fica localizada quase em frente ao Shopping JL, aquela praça com um lindo mural… lembrou?

A Praça Naipi é pouco frequentada, em comparação com as outras. Mas é uma boa opção para um breve descanso, visto que é rodeada por árvores e um lugar atraente.

Praça Naipi
Praça Naipi. Foto: PMFI.

Gramadão

Um dos maiores pontos de encontros de amigos e famílias que buscam lazer a céu aberto em Foz do Iguaçu. Crianças que vão para soltar pipa, jovens que levam seus animais de estimação para passear. Adolescentes se encontrando para tomar o tradicional tereré, idosos aproveitando a academia a céu aberto.

Essa é uma simulação perfeita de uma tarde de domingo no Gramadão. Não importa a idade, todos já tiveram um motivo e uma companhia para desfrutar de momentos pelo local.

Gramadão da Vila Arevitalização-Gramadão-Itaipu
Gramadão antes da reforma/ Projeto de revitalização.

No momento, o Gramadão está passando por uma reforma, mas a previsão de conclusão é até o fim de novembro. Quem ai está com saudades de passar um tempo no Gramadão?

Parque Monjolo

Com pista para caminhada, e um lago no centro do Parque, torna essa praça uma das mais importantes, pois é um recuo da correria do dia a dia dos iguaçuenses.

parque monjolo em Foz do Iguaçu
Parque Monjolo em Foz do Iguaçu – Foto: Arquivo 100fronteiras

No fim da tarde, pais costumavam seus filhos para andar de bicicleta, correr e até pescar. Deveria ser um local que valoriza o que é belo, mas recentemente a 100fronteiras fez uma matéria sobre a real situação do Parque, que ao invés de atrair moradores, o afastam. Confira a matéria na íntegra.

Você tem uma sugestão de praça em Foz do Iguaçu que acha importante e não citamos? Entre em contato conosco!

Espaço Publicitário