O Parque Nacional do Iguaçu registrou uma visitação recorde em julho, superando a melhor marca anterior, de 2019. Com um total de 124.605 visitantes brasileiros, a marca supera o recorde anterior de 113.716.

Do início de janeiro até o final de julho, incluindo visitantes brasileiros e estrangeiros, a unidade de conservação contabilizou um impressionante número de 1.062.541 pessoas. Isso representa um aumento de 28% em comparação com o mesmo período do ano passado, e um crescimento de 5% em relação a 2019, com um total de 610.708 visitantes brasileiros, consolidando 2023 como um ano recorde para o parque.

AnoJaneiro a julhoVisitação de julho
20231.062.541207.159
2022737.597183.209
2021 265.17956.819
2020472.506(fechado)
20191.133.685225.588
20181.067.068213.701
Dados fornecidos pelo Parque Nacional do Iguaçu

Origem dos visitantes

Os visitantes vieram de todos os cantos do Brasil, com representação de todos os 26 estados e do Distrito Federal.

Os estados com maior número de visitantes foram Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Bahia e Goiás.

O Parque Nacional do Iguaçu, que é um Patrimônio Mundial da Natureza, também atraiu um público internacional diversificado. Durante julho, o parque recebeu visitantes de 94 países diferentes, e um total de 155 países diferentes ao longo do ano.

As nacionalidades mais representadas foram brasileiros, argentinos, paraguaios, estadunidenses, franceses, alemães, ingleses, chineses, espanhóis, sul-coreanos, peruanos, bolivianos, chilenos, japoneses e italianos.

Cataratas do Iguaçu - Amanhecer
Foto: Nilmar Fernando

Uma experiência única

Para muitos, a visita ao Parque Nacional do Iguaçu é mais do que apenas uma chance de ver um dos locais mais espetaculares do mundo; é uma experiência emocional. Fernanda Hardagh, que visitou o parque com sua família, expressou essa sensação ao dizer:

É muito maravilhoso visitar e admirar o esplendor da natureza, ainda mais nas minhas melhores companhias. O parque é lindo de se ver, muito bem conservado. Amei viver essa experiência.

Depoimento de visitante

Kellen Fernanda também estava entre os visitantes que adoraram sua experiência no parque, acrescentando:

Foram férias maravilhosas, amei demais visitar as Cataratas do Iguaçu. Mesmo com temperatura mais fria e alta temporada, eu amei ter conhecido este lugar incrível. A natureza é espetacular, já estou com saudades e pretendo retornar o mais breve possível.

Depoimento de visitante
Cataratas do Iguaçu
Foto: Kellen Fernanda e família

Em concordância com os sentimentos expressos por Fernanda Hardagh e Kellen Fernanda, Heliane Fernandes compartilhou:

Visitamos o parque no último dia em Foz, e as Cataratas nos presentearam com um lindo arco-íris. Tudo perfeito. A viagem com as crianças tem os perrengues, mas elas amaram, ao final vale a pena ver como elas se divertiram e curtiram muito. Voltaremos a Foz com certeza.

Depoimento de visitante

Levi Avelino, que visitou o parque com sua família, ficou sem palavras diante da grandiosidade do local, afirmando:

Cataratas do Iguaçu faz jus ao título de uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza. Estar aqui e poder olhar, sentir, respirar tudo isso é muito forte, indescritível. Um espetáculo natural sem precedentes.

Cataratas do Iguaçu
Foto: Levi Avelino

A visitação recorde ao Parque Nacional do Iguaçu é um claro sinal de que, apesar dos desafios que o mundo tem enfrentado, a atração da natureza e a beleza das Cataratas do Iguaçu permanecem inabaláveis. O recorde também destaca a relevância da conservação deste Patrimônio Mundial, tanto para o Brasil quanto para o mundo.