Hoje em dia ter um ar condicionado é mais do que luxo, é questão de necessidade. E aqui na fronteira o calor é intenso com dias muito secos e abafados que nos obrigam a viver com o ar ligado o tempo todo.

No entanto é preciso realizar a limpeza do aparelho de ar condicionado periodicamente, pois ele acumula muita poeira que pode danificar o aparelho, além de diminuir sua potência.

Confira algumas dicas:

  • Para saber se seu aparelho precisa de manutenção o ideal é chamar um técnico para verificá-lo, e havendo a necessidade de uma intervenção ele levará o equipamento até um local especializado para fazer a limpeza interna, que consiste na retirada de todas as peças do ar (modelo Split). É importante destacar que as partes elétricas não podem ser molhadas, por isso é passado apenas um pincel para retirar a poeira. Já as partes de plástico e serpentinas dos trocadores de calor são lavadas com produtos específicos.
  • Agora se você optar por limpar o ar condicionado em casa tenha cuidado com a retirada das peças para não danificar o aparelho e siga os seguintes passos:
  1. Desligue o aparelho da tomada;
  2. Retire o painel frontal;
  3. Passe um pano úmido com água;
  4. Retire o filtro e lave-o em água morna e detergente neutro;
  5. Deixe secar à sombra e recoloque-o no lugar, fechando o painel frontal.
  • Lembre-se que manter o aparelho limpo é sinônimo de qualidade de ar e durabilidade do ar condicionado, além de ajudar no bolso, pois com o aparelho em mau estado, a conta de energia aumenta, assim como os gastos, e você irá perceber que está gastando muito mais do que se tivesse feito a manutenção no tempo certo. Outro fator negativo é que com o passar dos anos as peças se desgastam e pode ser que aconteça de se quebrarem no momento da retirada, o que deixaria um prejuízo ainda maior. Então aproveite para fazer a limpeza do seu ar condicionado e não sofrer com imprevistos nessa temporada de calor na fronteira.

Comentários

Deixe a sua opinião