A campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos já começou em Foz do Iguaçu. Os responsáveis pelos animais podem levá-los à sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de segunda a sábado, das 8h30 às 13h30. Além disso, existem seis locais de atendimento na região Leste da cidade.

Nesta segunda-feira (23), o CCZ, localizado na Av. Maceió, 1511 – Jardim Ipê III, deu início à vacinação. Além do atendimento fixo na sede, haverá atendimento itinerante nos bairros de segunda a sexta, no mesmo horário. De 23 a 27 de outubro, a vacinação ocorrerá na região Leste, das 8h30 às 13h30, nos locais:

  • Praça 7 de Setembro (Rua Tenente Eduardo Olmedo – Morumbi);
  • Associação de Moradores do Cohapar III (Rua Pompeu de Toledo, 1748);
  • Arena Multiuso Maradona (Rua Gralha, 24 – Portal da Foz);
  • Praça de Esporte e Lazer Pedro Xiru (Rua Assunção, nº 331, Jardim Liberdade / Morumbi IV);
  • Praça Morumbi III (atrás da UBS Morumbi III -Rua Urbano Caldeira, S/N);
  • Paróquia Nossa Senhora da Saúde (Rua das Águias, 200, Portal da Foz).

Recomendações: A vacina é destinada a cães e gatos saudáveis a partir dos três meses de idade. Apenas adultos (maiores de 18 anos) que possam controlar o animal podem levá-lo para ser vacinado. Cães devem ser levados com guias ou correntes, e os mais agressivos devem usar focinheira. Gatos devem ser transportados em caixas apropriadas. E é essencial que os tutores levem sacolas plásticas para recolher os dejetos de seus animais. A meta é vacinar 40 mil animais.

Sobre a raiva: Esta doença é transmitida entre mamíferos, incluindo humanos, principalmente por meio de mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados. Os sintomas em animais incluem excesso de salivação, dificuldade para comer, beber ou engolir, mudança de comportamento, paralisia das patas traseiras e convulsões. Nos cães, o latido pode parecer um “uivo rouco”, e morcegos infectados podem ser encontrados voando durante o dia ou em locais incomuns.

Banner Duty Free
Espaço Publicitário.