Foz do Iguaçu é uma cidade turística, que costumava receber turistas de todo o mundo. Ela é muito conhecida por suas quedas d’água, as Cataratas do Iguaçu. Com a chegada da pandemia, a situação mudou, e as viagens ficaram muito mais cautelosas.

Fizemos um panorama para ajudar você, que vem a passeio ou a trabalho para Foz do Iguaçu. Usamos alguns pontos:

  • Voos para Foz
  • Atrativos turísticos que estão ou não abrindo
  • Hospedagem
  • Fronteira com Paraguai e Argentina
  • Decretos em vigor na cidade
  • A melhor época do ano para visitar Foz
  • Cenário pandêmico

Sabemos a dificuldade e a necessidade de matérias explicativas para quem precisa viajar neste momento. Então sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

Voos para Foz do Iguaçu

No dia 7 de abril, foi inaugurada a nova pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A reforma teve como objetivo de acelerar ainda mais o desenvolvimento da região, trazendo ainda mais o reconhecimento que a Terra das Cataratas merece.

De acordo com a tabela de voos disponibilizada pela Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, julho será um mês com melhor média de voos que nos meses anteriores, sendo mais ou menos, 20 voos por dia.

Tabela de voos mês de julho para Foz do Iguaçu
Tabela de voos disponibilizada pela Secretaria de Turismo de Foz.

Clique aqui para uma pesquisa de voos em Foz do Iguaçu.

Atrativos Turísticos

Começando com as Cataratas do Iguaçu, um dos principais atrativos turísticos da cidade, as Cataratas está abrindo normalmente para os visitantes, com exceção nas segundas-feiras.

O Parque está atendendo com 30% de sua capacidade, os ingressos estão sendo vendidos exclusivamente on-line. A compra está sujeita à disponibilidade de vagas por dia e horário. Clique aqui para comprar.

É mantido um trabalho de sanitização de todo o circuito e controle individual de acesso de todas as pessoas que visitam a unidade de conservação, com uma barreira sanitária instalada no Centro de Visitantes. O público é recepcionado por uma equipe de funcionários que afere a temperatura de todas as pessoas.

Marco das Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras funciona de terça-feira a domingo, das 15 às 21 horas. O atrativo mantém o controle individual de acesso de todas as pessoas que visitam o atrativo, com uma barreira sanitária.

O Restaurante Cabeza de Vaca abre de terça a domingo, das 15h às 22h, as apresentações culturais: de terça a domingo, a partir das 18h30. Clique aqui para comprar seu ingresso.

Vídeo mostrando Parque Nacional e Marco das Três Fronteiras.

Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional tem vários passeios disponíveis, entre eles é a Itaipu Binacional Panorâmica, Refúgio Biológico e Ecomuseu. Você pode encontrar os preços e comprar o ingresso de cada passeio clicando aqui.

Diretor de Itaipu anuncia redução na tarifa, com alívio na conta de luz já em 2022
Foto: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional

Parque das Aves

Assim como as Cataratas e o Marco, o Parque das Aves funciona de terça a domingo, das 9h às 16h, é recomendado que a compra dos ingressos seja feita através do nosso site: ingressos.parquedasaves.com.br.

Ao chegar ao Parque, o visitante recebe orientações de nossa equipe quanto ao distanciamento, seguindo as marcações no piso e placas que as acompanham. Na entrada, terá sua temperatura medida, e terá acesso a álcool em gel em diversos momentos durante a trilha.

Serviços de hospedagem em Foz do Iguaçu

Todos os hotéis e pousadas estão abertos em Foz do Iguaçu, e como a cidade não está em seu auge de visitantes como em anos anteriores, não haverá aglomeração nos meios de hospedagem.

Os hotéis seguem os protocolos básicos de saúde e higiene, como distanciamento de mesas, utilização de álcool gel e obrigatoriedade de uso de máscara, e a maioria deles, possuem o Selo de Turismo Responsável.

Situação das Fronteiras com Paraguai e Argentina

A Fronteira com a Argentina está fechada desde 16 de março de 2020. E não tem previsão de reabertura ainda, então não é possível atravessar a Ponte da Fraternidade.

A fronteira paraguaia está normalmente com circulação de estrangeiros, permitindo o trânsito de turistas e moradores entre as cidades vizinhas para compras e visitas.

Decretos em Foz do Iguaçu

O atual decreto em vigor na cidade mantém o toque de recolher das 00h às 5h, durante esse horário é proibida a circulação de pessoas na rua, exceto que por motivos de emergências.

As atividades comerciais estão abertas até 23h na cidade. Já as atividades gastronômicas podem atender os clientes até 23h, mediante agendamento prévio.

Casas de shows, casas de dança e tabacarias ainda permanecem fechada.

A melhor época do ano para visitar Foz do Iguaçu

A melhor época para visitar Foz é algo bem relativo pois cada pessoa tem a sua estação do ano preferida. Sendo assim, a 100fronteiras reuniu uma lista com os prós e contras de cada estação aqui em Foz do Iguaçu, e também mais algumas dicas sobre a visita à Terra das Cataratas.

Cenário Pandêmico

Conforme a vacinação está avançando na cidade, os números estão diminuindo. Os seis primeiros meses de 2021 tiveram mais casos e mortes provocadas pelo novo coronavírus em Foz do Iguaçu do que todo o ano de 2020.

A vacinação teve início na última semana de janeiro. De lá para cá, foram aplicadas, até 30/06, 135.038 doses, com 27.921 moradores tendo completado o esquema vacinal (duas doses ou dose única da Janssen). (Dados Guilherme Wojciechowski)

No momento, o município está vacinando pessoas com 40 anos ou mais.

Democracia Inabalada.

Comentários

Deixe a sua opinião