Os professores selecionados serão supervisores nas áreas de Ciências, Espanhol, Geografia e Química. As inscrições estarão abertas até o dia 11 de junho. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) anunciou um edital para a seleção de professores de educação básica que atuarão como supervisores em subprojetos de Ciências, Espanhol, Geografia e Química. Essas áreas são parte integral da atual fase do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Seis supervisores serão selecionados para atuar nas áreas dos subprojetos, que serão conduzidos nos seguintes colégios estaduais em Foz do Iguaçu: Três Fronteiras (Ciências e Geografia), Monsenhor Guilherme (Espanhol), Paulo Freire (Geografia), Almirante Tamandaré (Química) e Ayrton Senna da Silva (Química).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de junho por meio do Portal Inscreva da UNILA. O processo seletivo incluirá análise de documentação, avaliação do currículo do candidato e entrevista.

Os professores selecionados para o PIBID irão supervisionar as atividades dos bolsistas em iniciação à docência e receberão uma bolsa mensal de R$ 1.100,00, com duração prevista até abril de 2024. Para obter mais informações, consulte o Edital PROGRAD 100/2023.

As responsabilidades dos professores selecionados incluem planejamento, acompanhamento e supervisão das atividades dos alunos de licenciatura nas escolas.

Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deve estar empregado na rede pública de ensino básico e lecionar na área indicada para as escolas-campo. Além disso, deve ter licenciatura na área correspondente ao componente curricular dos subprojetos e ter, no mínimo, dois anos de experiência no magistério da educação básica, além de atender a outros requisitos estabelecidos no edital.

Veja também: Mestrado em Biociências da UNILA: inscrições vão até 11 de junho

Sobre o PIBID:

O PIBID/UNILA tem como objetivo conectar teoria e prática nos cursos de licenciatura, em parceria com as redes públicas de educação básica, além de valorizar as carreiras docentes.

O programa tem como meta aperfeiçoar a formação dos estudantes de cursos de licenciatura, por meio de projetos que fortaleçam o campo prático e conduzam os alunos a aplicar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.

Além disso, busca contribuir para a valorização do magistério e engajar os professores de educação básica como mentores dos estudantes de licenciatura, tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para a carreira docente, entre outros aspectos.