Colégio Sesi Internacional - display portal

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) publicou o edital para a seleção de alunos regulares para o próximo ano, de 2022. 

No momento, a universidade está ofertando 24 vagas, entre 3 linhas de pesquisa: “Estudos para a Paz, Direitos Humanos e Segurança Internacional”, “Desenvolvimento e Capitais Transnacionais” e “Política Externa, Atores e Processos Internacionais”.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente on-line, através da plataforma SIGAA, até o domingo do dia 03 de outubro. Tanto a inscrição como o curso são totalmente gratuitos.

Todas as etapas do processo poderão ser feitas em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, até mesmo a apresentação dos documentos.

Assim, no documento de inscrição, é necessário constar a sugestão de dois possíveis orientadores. Ademais, o inscrito deverá elaborar um projeto de pesquisa de até dez páginas, sem identificação de autor, de acordo com o edital, acompanhado do Currículo Lattes (para candidatos brasileiros) ou Currículo Vitae (para demais candidatos).

Desse modo, serão reservadas vagas para as seguintes categorias: cinco para negros (pretos e pardos) e pessoas com deficiência; uma para refugiados e portadores de visto humanitário; uma para indígenas aldeados de dez países (conforme edital); e uma vaga para transexuais, travestis, intersexuais e pessoas não binárias.

Seleção dos candidatos

Dessa maneira, a seleção é constituída por três fases:

  • A primeira é referente à análise do projeto de pesquisa;
  • A segunda fase será em uma prova escrita online com base no conteúdo descrito no anexo V do edital; 
  • A terceira será composta por entrevista online e avaliação do currículo. 

Apesar de o teste de proficiência em língua estrangeira não estar incluso no processo seletivo, o candidato, ao se inscrever no programa, deverá realizá-lo dentro do prazo de conclusão do mestrado.

Então, o resultado da seleção será publicado até o dia 26 de novembro e as aulas terão início em 2022, como o calendário acadêmico da UNILA. 

Dúvidas? Envie para o e-mail [email protected].

Para acessar o edital, clique aqui.

Para conferir o edital em libras e audiovisual, clique aqui.

Comentários

Deixe a sua opinião