Tem pessoas que nascem com grande criatividade e usam disso para trazer benefícios a outras pessoas. Foi assim com a Dra. Cynthia Borges de Moura. Formada em psicologia, mestre em Psicologia Clínica pela PUC e doutora em Psicologia Clínica pela USP, quando ainda estava na faculdade soube que gostaria de trabalhar atendendo crianças.

E assim fez. Quando saiu da faculdade passou a atender crianças e adolescentes ao mesmo tempo em que se tornou professora universitária, atuando na formação de novos terapeutas. Na época preocupava-se tanto com a formação dos alunos, quanto a melhora das crianças atendidas por eles. Para que os alunos não “errassem a mão” nos atendimentos criou o primeiro jogo para auxiliá-los na condução de sessões conjuntas pais e filhos. “Fiz com cartolina mesmo, algo bem simples, escrito com a minha letra de canetinha”.

Dra. Cynthia lembra que em 2002 foi convidada a participar de uma mesa redonda em um congresso sobre estratégias de terapia de crianças. Ali ela apresentou esse material e as pessoas queriam comprar e só existia sua cartolina rascunhada! Foi quando percebeu que poderia expandir suas ideias a outros profissionais. Começou produzindo 30 unidades, que foram vendidas rapidamente. Com o sucesso, produziu 300, e um novo negócio surgiu, a Terapia Criativa.

Terapia Criativa

Dra. Cynthia então passou a produzir diversos materiais com o objetivo de auxiliar outros psicoterapeutas nos atendimentos com crianças e adolescentes.

Paralelo a isso ela continuou trabalhando como professora universitária e também realizava atendimentos para crianças e adolescentes em seu consultório.

“Eu sou natural de Maringá (PR), já morei em Cascavel e estava em Londrina quando comecei a lecionar. Os primeiros joguinhos foram criados em 1996, mas foi em 2002 que produzi o primeiro trabalho de forma uma pouco mais profissional, a partir desse empurrão no congresso. Com o passar dos anos novos produtos foram sendo criados e quando me mudei para Foz do Iguaçu senti a necessidade de regularizar a empresa, foi quando a Terapia Criativa nasceu oficialmente, em 2013”, destaca.

A doutora explica que inicialmente produzia apenas os recursos lúdicos que criava. Hoje a Terapia Criativa é uma editora que publica materiais de outros autores. Ela atua na seleção e aprimoramento das ideias, escolhe um título criativo e acompanha de perto a criação da identidade visual, que é feita por uma agência de publicidade e propaganda que há anos é parceira da Terapia Criativa.

Terapia Criativa

Ela ressalta que foi uma das primeiras profissionais do Brasil a desenvolver materiais lúdicos para psicoterapia de crianças e adolescentes. “Antes adaptávamos jogos comerciais da Estrela ou da Grow para nossos objetivos”. Hoje a marca está registrada e conta com cerca de 42 títulos originais. Só no ano passado oito títulos novos foram publicados e neste ano até o momento já foram cinco lançamentos.

“Esses materiais servem para apoiar o trabalho dos profissionais no tratamento de vários problemas que trazem as crianças e adolescentes para a terapia. A meta é abranger o maior número de problemas, para que os profissionais tenham a Terapia Criativa como referência de apoio ao seu trabalho. Tem um problema aí? Nós temos uma solução aqui”.

Uma brincadeira frequente nos materiais é: “Se o seu problema fosse um monstro, como ele seria?” Um dos livrinhos mostra um monstrinho bebê, de fraldinha e chupeta, para ilustrar que o problema pode ser encolhido e tornar-se inofensivo. O monstrinho bebê materializou-se e virou uma pelúcia, hoje considerado o mascote da Terapia Criativa. E a ideia dos monstrinhos aparece em vários outros materiais como forma de ilustrar os problemas.

A Dra. Cynthia explica que todos os materiais que produz são resultado de sua experiência atendendo crianças e adolescentes e por isso continua trabalhando como psicoterapeuta, pois é ali no contato com os pequenos que novas ideias vão surgindo. Além disso, ela também atua como editora avaliando materiais de outros autores. “Avalio se a ideia é inovadora, se tem um diferencial, e recuso propostas que eu mesma não usaria como terapeuta, ou que não tenham a ‘pegada’ atual das crianças”.

Para quem deseja adquirir os materiais, atualmente a Terapia Criativa conta com mais de 120 revendedores em todos os estados do Brasil e um em Portugal. Também tem um e-commerce, e quem é de Foz e região pode adquirir no Instituto Terapia Criativa, que conta com a loja e estoque dos produtos.

Referência em terapia com crianças

Com o sucesso dos produtos, ela reduziu a carga horária de atendimento no consultório e pediu licença como professora para se dedicar ao trabalho na empresa.

Conhecida pela terapia de crianças e adolescentes, Dra. Cynthia é referência no assunto, sendo convidada com frequência para realizar palestras e mentorias em todos os cantos do país. Também já realizou cursos em Portugal. O foco da doutora são as questões que envolvem crianças e adolescentes como problemas de desenvolvimento, de aprendizagem, déficit de atenção e hiperatividade, transtorno desafiador opositor, transtornos de ansiedade e outros.

Dra. Cynthia Borges - Terapia Criativa
Dra. Cynthia Borges é especialista no atendimento a crianças.

Fazendo um balanço de sua trajetória, Dra. Cynthia diz sentir-se grata e surpresa pelo rumo que sua vida profissional tomou.

“A Terapia Criativa surgiu na minha vida fruto do meu comprometimento e da minha preocupação com uma boa formação para meus alunos aliada aos resultados esperados para as crianças em terapia. Eu fui trabalhando, as coisas foram acontecendo e em algum momento eu me surpreendi com a dimensão que tudo tinha tomado! Hoje tenho revendedores em todos os estados do Brasil, sou convidada para ministrar cursos e workshops e, até recentemente minha ficha não tinha caído em relação ao alcance de tudo isso, que me tornei referência na área! Me sinto grata, surpresa e acima de tudo, luto para que isso não mude quem eu sou. Sou alegre, gosto de coisas simples, de crianças, de sentar no chão, brincar com elas, dar risada. Quero sempre manter meu lado criança. Penso que é isso que me conecta com elas, com o meu trabalho e com os resultados que alcanço”, finaliza.

Dra. Cynthia Borges - Terapia Criativa
Dra. Cynthia Borges com o monstrinho.

Formada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1994), com mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), e doutorado também em Psicologia Clínica pela USP (2007). Foi docente da Universidade Estadual de Londrina e encontra-se lotada atualmente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em Foz do Iguaçu. Trabalha há mais de 25 anos na área de intervenção clínica com crianças e adolescentes. É empresária, proprietária da marca Terapia Criativa, onde é autora e curadora de materiais e jogos terapêuticos para intervenção com crianças, adolescentes e pais.

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 457, Centro, Foz do Iguaçu.

Telefones: (45) 3028-2020 e (45) 99134-1414

Instagram: @terapia.criativa

Facebook: /Terapia.criativa.jogos

www.terapiacriativa.com.br