O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Avenida Brasil. Foto: Lilian Grellmann / 100fronteiras
Dados divulgados pelo Ministério da Economia, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que Foz do Iguaçu está no segundo mês consecutivo com perda de empregos, em abril a cidade perdeu 171 postos de trabalho com carteira assinada.
Em março o município já havia registrado um saldo negativo de -183 empregos formais. Conforme o levantamento, foi registrado 1.885 contratações contra 2.056 desligamentos no período analisado. Os setores mais afetados até o momento é o de hotelaria, bares e restaurantes. Somente nesses setores foram mais de 1,2 mil empregos perdidos no último mês.
Por incrível que pareça, um dos poucos setores que tem conseguido manter a estabilidade neste ano é o comércio, em abril foram gerados 148 vagas. Na soma do quadrimestre este campo contabiliza 547 contratações. Na sequência aparece a construção civil, que apesar da recuada em março -quando houve perda de 37 empregos- vem mantendo uma boa geração, com saldo positivo de 138 vagas entre janeiro e abril.
A economia de Foz vem enfrentando grandes desafios desde 2020, quando o município perdeu 4.463 postos de emprego. Janeiro e fevereiro de 2021 foram até melhores, com saldos positivos de 422 em janeiro e 593 empregos gerados em fevereiro, mas infelizmente o avanço da covid-19 voltou a afetar o turismo -principal setor financeiro de Foz-.
As medidas restritivas influenciam no desemprego em Foz?
De fato. Ainda que os hotéis e atrativos turísticos continuem aberto apenas para turistas, bares e restaurantes também movimentam a economia. O turista quer sair conhecer a cidade, e não ficar apenas dentro do Hotel.
Com as medidas restritivas impostas em Foz, vários comerciantes demonstram sua decepção e preocupação em grupos de WhatsApp e redes sociais. No dia 13 de maio, donos de bares e restaurantes em Foz do Iguaçu se mobilizaram, levantando a hashtag #lutopeloemprego, buscando respostas por parte do governo municipal.
Comerciantes e donos de restaurantes e bares em Foz do Iguaçu pedem por melhor gestão quanto a crise da Covid-19. Foto: Instagram Django