O protagonismo feminino nos negócios é uma pauta cada vez mais em evidência – afinal, as mulheres representam quase metade do empresariado no Brasil. São mais de 30 milhões de empresárias, em um universo de 52 milhões de empreendedores, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM). 

No Shopping Catuaí Palladium em Foz do Iguaçu não faltam exemplos de empreendedoras que decidiram abrir sua própria marca, gerando emprego, renda e contribuindo para a movimentação do varejo.

Vamos apresentar nesta edição do “Coluna Empresarial” a história da empresária Olga Wergenski, da Thuane Calçados, que se inspirou a empreender a exemplo dos pais comerciantes e escolheu o Shopping Catuaí Palladium para expandir sua marca e atrair mais clientes. Ela conta um pouco sobre a trajetória abaixo. 

Há quanto tempo tem a loja no Shopping Catuaí Palladium e por que escolheu o local?

A Thuane Calçados surgiu de uma experiência pessoal que tive, quando minha filha era pequena, em 1995, e havia grande dificuldade de achar calçados infantis em Foz. Então decidi abrir a loja de calçados Thuane. Na época era uma loja pequena voltada ao segmento infantil, mas com o tempo vi a necessidade de expandir o mercado e trabalhar com o segmento feminino adulto. Junto a essa expansão, veio a ideia de inovar em um novo local, e na mesma época soube da construção do Shopping Catuaí Palladium, então escolhi a localização da minha loja e estou aqui desde a abertura. Sempre tive muito êxito, fui muito feliz na escolha do ponto e o Shopping oferece uma estrutura fantástica para a visibilidade da minha loja.

Quais os desafios de ser uma mulher empresária?

Você tem que acreditar muito em si mesma. Como sou uma mulher de muita fé, acredito muito em Deus, então eu sei que sozinha jamais conseguiria chegar onde eu cheguei. Acredito que tendo fé não devemos temer os desafios, precisamos acreditar que podemos vencer, ultrapassar as barreiras, ter muita força de vontade, e acima de tudo, amar o que fazemos. Acredito que quando você ama o que faz, dificilmente vai dar errado, porque você faz com amor, você coloca toda a sua vida ali.

O que mais te encanta no setor de calçados?

Eu sempre gostei muito de moda e também sou muito comunicativa. Com a loja eu converso muito com as pessoas, ouço histórias, compartilho experiências, então eu me encontrei nessa profissão. Sou formada em Bacharel em Ciências Contábeis pela FAE de Curitiba e, além das quatro lojas da Thuane, também temos uma marca própria de fabricação de calçados Thuane, os quais são confeccionados no Rio Grande do Sul exclusivamente para nós. Poder visitar o chão de fábrica e ver como os calçados são confeccionados artesanalmente é algo que me encanta muito e que tenho muito orgulho! 

Quais dicas compartilha com as empresárias que desejam investir e abrir a sua marca própria, igual você fez?

Eu sempre incentivo minhas amigas a investirem em algo que gostam, porque a mulher é guerreira, tem o desafio de cuidar da casa, da família e da empresa. Nada é impossível para nós, basta acreditarmos e termos garra para lutar pelos nossos objetivos. 

Se fosse para resumir a experiência com o Shopping Catuaí Palladium em uma frase/palavra, qual seria?

O Shopping já nasceu gigante e tem muito o que crescer ainda. Foz do Iguaçu é uma cidade promissora, e o Shopping se encontra no corredor turístico, então é um local completo para toda a família, com grandes marcas e muito potencial de expansão.

@thuaneoficial

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião