O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Quem nunca colocou data de aniversário, números em sequência, nome do seu pet como senha atire a primeira pedra. Embora seja fácil de lembrar, essa simplicidade pode custar caro. Senhas fracas são um prato cheio para qualquer hacker acessar suas contas. Se você não quer ser vítima de golpes virtuais, perder perfil ou até ter uns nudes vazados, é bom começar a pensar na sua segurança digital.
Entre os golpes mais comuns está o phishing, uma tática que consiste em enganar os usuários para que revelem informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito. Geralmente, este golpe é aplicado por meio de e-mails ou mensagens que se passam por comunicados oficiais de instituições bancárias ou empresas de grande porte, induzindo o usuário a fornecer seus dados em um site falso que imita o verdadeiro. Esse tipo de ataque pode causar grandes danos, como o roubo de identidade e perdas financeiras.
Outro tipo de golpe comum na internet são os falsos concursos ou sorteios. Nestes casos, os fraudadores criam promoções falsas prometendo prêmios valiosos, mas para participar, a vítima deve fornecer informações pessoais ou até mesmo pagar uma suposta taxa. Infelizmente, depois de fornecer as informações ou fazer o pagamento, o usuário descobre que não existe prêmio algum.
Por último, mas não menos importante, temos o ransomware, um tipo de software malicioso que, uma vez instalado no computador do usuário, criptografa seus arquivos e exige um pagamento para desbloqueá-los. Este é um golpe particularmente pernicioso, pois além de extorquir dinheiro das vítimas, também pode causar a perda de informações importantes caso a vítima não consiga pagar o resgate ou se recuse a fazê-lo.
Veja dicas de milhões para aumentar sua segurança digital com a gente.
Verifique a origem
Sempre verifique a origem de qualquer site, e-mail ou mensagem recebida. Desconfie de mensagens que solicitam informações pessoais ou financeiras e evite clicar em links suspeitos. Do mesmo jeito que já estamos acostumados com os trotes por telefone, temos que ficar espertos com os mesmos artifícios no meio digital.
Além disso, deve-se evitar clicar em links suspeitos ou desconhecidos, já que podem conter malwares ou vírus prejudiciais. Esse passo é um dos mais úteis e age diretamente contra o phishing e vários outros tipos de golpe.
Use senhas fortes
Criar senhas fortes costuma ser a maior dificuldade, mas você precisa começar a fazer isso. Evite senhas óbvias, como datas de aniversário e utilize sempre algum dos caracteres especiais, diferencie letras maiúsculas e minúsculas e adicione números para criar senhas complexas e difíceis de serem adivinhadas ou quebradas. Por exemplo, você pode colocar uma frase de música, um ditado popular e a data de um fato histórico aleatório que você conheça.
Mas como eu vou lembrar? Se você tiver muita dificuldade, uma dica: RoboForm!
Ele é um robozinho que te ajuda a criar, armazenar e preencher as senhas automaticamente. Nós escolhemos ele, porque tem uma versão gratuita que te dá acesso a todas as funcionalidades em até 1 dispositivo. Além disso ele se aplica super bem em Windows, Linux e Mac.
Acione a autenticação em dois fatores
Alguma vez chegou notificação de tentativa de acesso no seu Instagram, Facebook ou Twitter? Nessas horas não importa se você ganha dinheiro com criação de conteúdo ou se apenas não quer perder seu histórico de fotos e mensagens.
Ter senhas fortes já ajuda, mas a autenticação em dois fatores vai reforçar sua segurança digital. 2AF usa uma outra chave de acesso que vai passar a ser exigida quando você for fazer login, principalmente se tentar entrar por outros dispositivos.
Adotando essas orientações básicas é possível proteger seus dados e evitar cair em golpes na internet. Mantenha-se atualizado e atento às novas ameaças virtuais, para que possa se prevenir e navegar com segurança na internet.