Foz do Iguaçu receberá Alexandre Silveira de Oliveira, Ministro de Minas e Energia, para o Fórum de Energia. O evento, organizado pela Itaipu Binacional, se iniciará às 15h no Bourbon Cataratas Thermas Eco Resort.

O presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Luis Fernando Paroli, e o assessor especial do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux, também confirmaram presença. Os anfitriões do evento serão os diretores-gerais de Itaipu, Enio Verri do Brasil e Justo Zacarías Irún do Paraguai.

O fórum tem como objetivo reunir especialistas, autoridades e formadores de opinião para debater tendências e trocar experiências no setor elétrico da América do Sul.

A programação do dia se dividirá em dois painéis principais. O primeiro, às 15h45, abordará “O Futuro de Itaipu: Oportunidades para Brasil e Paraguai”, e contará com a participação dos diretores-gerais de Itaipu.

O segundo painel, marcado para as 17h, focará em “Transição Energética e Ecológica: Desafios e Oportunidades para o Brasil”. Este terá entre os participantes o ex-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, Eduardo Sciarra. O encerramento do evento está previsto para as 18h.

O Fórum de Energia é uma plataforma para discussões sobre os desafios e tendências do setor elétrico, incluindo a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis.

De acordo com Itaipu, o evento oferece uma oportunidade única para entender como a usina, uma empreitada binacional entre Brasil e Paraguai, continua a desempenhar um papel fundamental na matriz energética regional.

Antes da abertura oficial, o Ministro Alexandre Silveira e outros dignitários vão conversar com a imprensa, fornecendo insights sobre os temas que serão abordados no fórum. Também estão previstas as participações do diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), Irineu Colombo, e outros diretores da empresa binacional.