Ao passear pela região da Vila A, você pode encontrar diversas placas com o tema. Mas, afinal, o que é a Vila A inteligente?
O Projeto Vila A Inteligente promete melhorar a vida do morador de Foz e do turista com a busca de soluções tecnológicas e inovadoras. Isso, vai de encontro com o projeto municipal de colocar Foz do Iguaçu na rota de Destinos Turísticos Inteligentes.

As Smartcities, traduzidas para cidades inteligentes, são a tendencia do momento. O programa também possibilita ser uma Smart Vitrine, um ambiente de testes e validação para tecnologias, para o Brasil e o mundo.
Iniciado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, com parceria do Inmetro e da Copel, a Vila A Inteligente tem vários apoiadores.
Os benefícios vão muito além da tecnologia, mas também visam novos modelos de negócio, acesso a mercados e contato com especialistas.
Quais são os projetos da Vila A Inteligente?
Ficou sem bateria na rua? Com o Topa Facto, não tem problema. A empresa oferece totens inteligentes para você carregar o celular, ter acesso a internet, saber a temperatura e os horários dos ônibus. Para os PCDs, há um sistema de áudio e cartão braile. Com dois totens na Avenida Paraná e um na Avenida Sasdelli, essa é uma das medidas da Vila A Inteligente.

Já a IceHot vai ajudar muito no calor de Foz do Iguaçu, com dois bebedouros, um na Avenida Araucária e outro na Avenida Sasdelli, perto do Gramadão, não vai faltar agua nem para você nem para o seu pet. E, o mais legal, a estação de hidratação terá água quente e fria, para não faltar tereré nem chimarrão para os iguaçuenses.

O Óleo Ponto fica dentro do Mercado Líder, na Avenida Sasdelli, e serve para o descarte correto do óleo de cozinha usado. Pois, como se sabe, o óleo de frituras não deve ser descartado no meio ambiente. Os usuários que descartarem no Óleo Ponto serão bonificados por um sistema de pontuação.
Com a Bohnen+Messtek, a solução será feita por um aplicativo. Na intenção de saber quanto você está gastando de energia e como tem sido esse gasto, o app monitora o uso de energia elétrica nas casas e nos comércios. Além de verificar a quantidade, a qualidade do consumo da energia também é avaliada.
Por último, mas não menos importante, a Automa Vision criou uma réplica virtual do bairro, onde será possível avaliar a mobilidade do trânsito. Os drones sobrevoarão o bairro com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana.
E aí, o que você achou das medidas do programa Vila A Inteligente? Conta pra gente nos comentários.