Todos os iguaçuenses estão convidados a aprender mais sobre a Síndrome de Down na próxima semana. O evento promete favorecer a compreensão, combater o preconceito e ter um papo mais que necessário sobre inclusão na cidade.
Do dia 20 a 25 de março, será realizada a Semana da Pessoa com Síndrome de Down de Foz do Iguaçu pela quarta vez. Um sucesso na promoção de troca de experiencias sobre a deficiência.
No ano passado, a edição teve algumas limitações por ter sido online, mas, nesse mês, a população poderá aprender presencialmente e sem pagar nada sobre a trissomia do cromossomo 21.
Com o início às 19h todos os dias, o local de encontro será o auditório da UNILA – Jardim Universitário.
Desenvolvida para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, a Semana tem diversos objetivos. A compreensão de familiares, educadores, profissionais da saúde é fundamental, mas a população geral também precisa saber dos direitos das pessoas com Síndrome. E, é claro, ajudar no combate ao preconceito.
Muitas pessoas estarão envolvidas para melhorar o aprendizado sobre o tópico, como estudantes e trabalhadores da área da saúde, educação e assistência social. Além disso, os familiares e as pessoas com deficiência intelectual também estarão presentes.
A programação está repleta de especialistas que irão enriquecer o entendimento sobre a Síndrome de Down. Como Larissa Schelbauer, psicóloga (Guarapuava-PR); Caroline Ribeiro, assistente social (Foz do Iguaçu); Liana Lopes Bassi (UEL), assistente social, docente e vice-presidente da Federação Paranaense de Associações de Síndrome de Down; Luiza Acosta, diretora do grupo de autodefensores do Estado do Paraná, membro da Associação DownloAd de Apucarana; Edilson Carlos Balzan, presidente do Conselho Municipal de Educação de Foz do Iguaçu; Dilson Paulo Alves, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu; Neide da Silveira Duarte de Matos (Unioeste/Cascavel); Yasmin Hachem, vereadora, (Foz do Iguaçu) e Mariana Rosa, fundadora do Instituto Cáue.
No último dia da Semana, encerrando a programação, o Grupo de Famílias Unidas pela Trissomia do 21 organizará as pautas de reivindicação dos direitos das pessoas com Síndrome de Down na cidade de Foz do Iguaçu.
Serviço:
4ª Semana da Pessoa com Síndrome de Down
Data: de 20 a 25 de março
Local: UNILA – Jardim Universitário – Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000
Horário: a partir das 19h
Entrada: gratuita