A operação ‘Limpa Poste’ foi iniciada nesta segunda-feira (21) em Foz do Iguaçu com o objetivo de limpar postes e remover fiação irregular no centro da cidade. A ação conjunta da Prefeitura e da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) começou na esquina da Avenida JK com a Rua Benjamin Constant e continuará até sexta-feira (25) em diversos pontos do centro.

Denúncias sobre fios soltos e irregularidades em diversos pontos, principalmente na região central, motivaram a ação. O trabalho busca garantir a segurança, preservar o patrimônio público e privado e melhorar a qualidade dos serviços prestados por empresas de telecomunicações e pela Copel.

“Cada poste será inspecionado e todas as irregularidades serão removidas”, disse Pedro Rodrigues, diretor de Iluminação Pública de Foz do Iguaçu. A ênfase no centro da cidade se deu devido ao alto volume de reclamações sobre fios soltos e cabos desusados.

Rua Marechal Floriano com Jorge Sanwais, no Centro de Foz do Iguaçu.

As empresas de telecomunicações têm até o fim da operação para regularizar o cabeamento nos postes da Copel. Após esse período, qualquer cabeamento não identificado ou irregular será desligado e removido. A intenção é corrigir o uso inadequado das estruturas e minimizar os riscos associados à excessiva quantidade de cabos e fios.

Fabrício Salmazo, gerente da Divisão da Copel, informou que o trabalho ocorrerá das 8h às 17h durante a semana e poderá causar interdições nas vias.

Foto: Thiago Dutra/PMFI.

A operação pode causar transtornos a residentes, comerciantes e transeuntes. Rodrigues alertou que, caso a conexão de internet de um consumidor esteja vinculada a um cabo irregular, haverá desligamento. Por isso, é vital informar previamente todos os afetados. Muitos consumidores, segundo ele, desconhecem a legalidade do serviço de internet que recebem. Além disso, há preocupações quanto a possíveis congestionamentos; motoristas devem estar atentos. “Todos os postes serão verificados e fios obstrutivos serão removidos”, concluiu.