No 39º aniversário do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), a Itaipu Binacional anunciou o lançamento de um concurso nacional de arquitetura para a expansão e melhoria das instalações de sua unidade de conservação.

O concurso, que é aberto a escritórios de arquitetura brasileiros ou com representação no país, será organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Paraná (IAB/PR).

O edital já está disponível no site do concurso (www.concursorefugiobelavistaitaipu.com), com inscrições abrindo no dia 3 de julho. O resultado final do concurso, que ocorrerá em duas fases, está previsto para 26 de setembro, e a premiação ocorrerá em 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais.

Os detalhes do concurso foram apresentados em um evento que contou com a participação do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri; do diretor de Coordenação da usina, Carlos Carboni; do presidente do IAB/PR, Luiz Eduardo Bini Gomes da Silva, entre outros.

Enio Verri ressaltou que o concurso nacional democratiza o processo de seleção, permitindo que arquitetos de todo o país possam participar. O Refúgio Biológico Bela Vista, que recebe cerca de 30 mil visitantes por ano, é um marco turístico e desempenha um papel importante na conservação da fauna e da flora regionais.

Carlos Carboni enfatizou que a iniciativa é parte das ações da Itaipu para marcar o Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho. Segundo ele, o Refúgio Biológico representa dois conceitos importantes para a empresa: a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população.

Jeferson Dantas Navolar, coordenador do concurso, explicou que a atividade será feita em duas etapas: a primeira para o julgamento de estudos preliminares dos concorrentes; a segunda, com pelo menos cinco trabalhos mais bem classificados, para a apresentação dos anteprojetos (proposta detalhada).

As propostas deverão incorporar conceitos de sustentabilidade e de zoodesign, com harmonização dos espaços com a paisagem do entorno, respeito à vegetação e ao relevo existentes, priorização de materiais duráveis e de baixo impacto ambiental, acessibilidade e garantia do bem-estar dos animais, entre outros requisitos.

O concurso para a revitalização do Refúgio Biológico marca a segunda parceria entre a Itaipu e o IAB/PR. A primeira foi lançada em dezembro de 2022, para a escolha do projeto do EcoParque Itaipu, que será construído em uma área de 114 hectares na Vila A.