O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Carlos Silva, Fernando Castro Alves e Newton de Almeida, diretores do Codefoz – foto: Assessoria
A mesa diretora e a equipe técnica do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) realizaram uma reunião de planejamento na última terça-feira, 25, com a presença do novo vice-presidente, Newton Ricardo de Almeida, indicado pela Itaipu Binacional. O encontro teve como objetivo discutir as prioridades para o desenvolvimento socioeconômico e a articulação institucional do conselho com outros órgãos governamentais.
O diálogo entre os participantes buscou nivelar informações sobre projetos apoiados ou financiados pela Itaipu, como o Mercado Público. Além disso, Newton de Almeida apresentou a visão da gestão da margem brasileira da binacional em relação às ações para Foz do Iguaçu e a região trinacional.
Fernando Castro Alves, presidente do Codefoz, destacou a importância da parceria com a Itaipu Binacional para o desenvolvimento da cidade e da fronteira trinacional. Segundo ele, o novo vice-presidente será um mediador fundamental na construção de pontes entre os projetos prioritários defendidos pelo Codefoz e a empresa, reunindo os demais segmentos públicos e privados no diálogo.
“O Codefoz é esse elemento que agrega sociedade civil, setor empresarial e agentes públicos, unificando as ideias e ações para que todos persigam o mesmo objetivo”, frisou Fernando. “Assim, buscamos constituir uma agenda de Estado, não de governo, para que os projetos de médio e longo prazo permaneçam, mesmo com mudanças de gestões”, prosseguiu.
O Codefoz tem como papel agregar a sociedade civil, o setor empresarial e agentes públicos, unificando ideias e ações em prol do desenvolvimento. O conselho busca estabelecer uma agenda de Estado, não de governo, garantindo a continuidade de projetos de médio e longo prazo, mesmo diante de mudanças de gestões.
Durante a reunião, Newton de Almeida reiterou o compromisso da Itaipu Binacional em apoiar ações que promovam o crescimento de Foz do Iguaçu e a sustentabilidade, destacando a importância da união entre os diferentes atores para definir os principais eixos de desenvolvimento.
O secretário do Codefoz, Carlos Silva, fez um panorama sobre o histórico, funcionamento e profissionais à disposição da entidade. Ele mencionou que o colegiado iguaçuense é modelo para a criação de conselhos de desenvolvimento na Região Oeste, e atua de forma integrada às cidades fronteiriças de Ciudad del Este, Presidente Franco e Puerto Iguazú.
“Entendemos que a sociedade civil organizada deve apontar as demandas ao poder público. Nesse sentindo, o Codefoz é o órgão balizador das ações para o desenvolvimento”, declarou. “Nosso papel é o de ajudar, sempre que houver a devida abertura. Por isso a importância dessa articulação com a Itaipu”, concluiu Carlos.
Responsável pela área de estudos econômicos do Codefoz, José Borges Bomfim Filho apresentou um quadro atual da economia do município, elencando desafios e potencialidades. Ele também resgatou a atuação do conselho nos principais debates para o desenvolvimento na última década e destacou a urgência de atrair investimentos públicos e privados para Foz do Iguaçu.
“O Codefoz deve ser o guardião de uma agenda econômica da cidade, a partir de temas transversais, como os que possam melhorar o ambiente de negócios”, analisou. “Foz do Iguaçu precisa, urgentemente, atrair investimentos públicos e privados”, indicou o economista José Borges.
Com a articulação entre Codefoz, Itaipu Binacional e demais atores envolvidos, busca-se a construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável e integrado para Foz do Iguaçu e a região trinacional, fortalecendo a economia e o ambiente de negócios local.