“Bora” adoçar a vida? A empresária e digital influencer Bruna Wan tem uma receita que fez sucesso nas redes sociais: a torta de frutas frescas.Confira aí na íntegra:Ingredientes: massa sucrée
240g de farinha de trigo
1 pitada de sal
100g de açúcar de confeiteiro
130g de manteiga gelada cortada em cubos
1 ovo
Modo de preparo: massa sucrée
Peneire a farinha, o sal e o açúcar juntos. Corte a manteiga gelada em cubos pequenos e volte para a geladeira por uns 10 minutos. Acrescente a manteiga sobre a mistura de farinha e misture um pouco para que os pedacinhos de manteiga não grudem uns nos outros. Incorpore com as pontas dos dedos o mais rápido que conseguir, até que se forme um farelo. Acrescente o ovo e amasse com delicadeza até formar a massa. Só acrescente a água se ela for extremamente necessária.
Ingredientes: creme patissiére
4 gemas
40g de farinha de trigo
80g de açúcar
500ml de leite
½ fava de baunilha cortada no sentido do comprimento
Cobertura:
400g de frutas frescas
Modo de preparo: creme patissiére
Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa, então misture a farinha.
Montagem
Depois que a massa da torta e o creme estiverem frios, preencha as tortinhas com o creme, faltando 0,5cm para completar. Corte as frutas no sentido do comprimento, o mais fino que você conseguir. Se achar necessário, pode usar uma mandolina. Disponha as frutas formando uma flor, começando com o miolo e finalizando com as pétalas abertas.
Rendimento
1 torta aberta de aproximadamente 23cm de diâmetro ou 10 tortinhas de 6cm de diâmetro.
1ª dica de Bruna Wan:
Você pode substituir a farinha de trigo por amido. A diferença é que se você usar a farinha de trigo o seu creme terá uma textura mais cremosa. Já se você usar o amido de milho o seu creme terá um sabor melhor.
Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe a parte interna da fava. Jogue a fava já raspada e a pasta com as sementinhas que você raspou dentro da panela com o leite e leve para ferver. Retire a fava. Incorpore o leite aos poucos à mistura de gemas e açúcar, mexendo sem parar. Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Retire da panela, deixe esfriar e empregue ou guarde na geladeira por até dois dias.
2ª dica de Bruna Wan:
Ao guardar guardar, é preciso colocar o plástico filme grudado em cima do creme para que esse não forme uma película. Isso é válido para uma produção pequena e caseira. Se for para uma produção grande, você precisa colocar em banho-maria invertido e ir mexendo até ele esfriar. Então pode cobrir com plástico filme e guardar, porque se você fechar o creme quente em uma produção grande o plástico abafa o creme, e ele estraga.
A fava de baunilha que foi usada no creme pode ser lavada em água corrente e deixada para secar. Depois é só colocar dentro de um pote com açúcar, que ele começara a ficar baunilhado. Se você comprar muitas favas de baunilha de uma vez, pode guardá-las dentro de garrafas com vodca, que conservam a baunilha. Ela não envelhece e ainda deixa um gostinho na vodca.
3ª dica de Bruna Wan:
Se a massa ainda não tiver se juntado, você pode apenas passar a sua mão na água e tentar juntar o que sobrou da massa. Isso serve para que a massa vá aos poucos formando-se sem que fique mole e sem excesso de água. A adição da água será necessária dependendo se a sua farinha estiver mais seca ou mais úmida. O tamanho do ovo que você coloca também pode influenciar na quantidade final da água.
Faça uma bola com a massa, embrulhe em plástico filme e achate a bola para que fique mais fácil na hora de abrir a massa. Deixe descansar na geladeira por no mínimo uma hora ou até 48 horas. Abra em superfície ligeiramente enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 20 minutos ou até que ela fique dourada. Tire do forno e deixe esfriar antes de usar.
Deixe um comentário