O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) apresentou, nessa quinta-feira, 17, o case do Programa Vila A Inteligente em debate online promovido pelo Instituto Kapok.

Willbur Souza, gerente do Centro de Tecnologias Abertas e IoT do PTI-BR, apresentou sobre os desafios na implementação de Cidades Inteligentes, integrando as necessidades municipais, gestão pública, planejamento urbano e a participação de empresas.

Para isso, apresentou os resultados no Sandbox Vila A Inteligente, no bairro Itaipu A, para validação de tecnologias e geração de negócios.

De acordo com Willbur, é crescente o interesse de prefeitos brasileiros em tornar suas cidades cada vez mais inteligentes.

São diversos desafios: modernizar a gestão pública, conectar os serviços públicos em tecnologias acessíveis, gerar dados para a tomada de decisões, investimento em infraestrutura para atração de investimentos e geração de empregos.

“Mais de 100 comitivas de gestores públicos já visitaram nossos ambientes de experimentação, seja no Living Lab, seja no bairro Itaipu A para conhecer o Programa Vila A Inteligente. Estamos buscando atrair startups para a cidade que tragam soluções, em ambiente de teste, soluções para demandas reais da sociedade que melhorem a qualidade de vida através da inovação tecnológica”, explicou Willbur.

Willbur lembrou ainda que o PTI-BR atua com outras competências técnicas como energias renováveis, inteligência territorial, automação e simulação de sistemas elétricos, entre outras, que podem ser disponibilizadas em consultorias para os municípios interessados em Cidades Inteligentes.

PTI-BR
Foto: Divulgação.

Novas Tecnologias

No dia 24 de fevereiro, serão apresentadas novas tecnologias instaladas no bairro Itaipu A, viabilizadas pelo Programa Vila A Inteligente através do Smart Vitrine.

Com foco em desenvolver e fortalecer a importância da temática Smartcities, o Vila A inteligente, através do Smart Vitrine, permite experimentação, validação e aprimoramento de soluções em ambiente real (sandbox), onde as empresas interessadas tem a oportunidade de demonstrar suas tecnologias por um período determinado.

O Smart Vitrine é uma iniciativa do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, com parceria do Inmetro e da Copel. As empresas interessadas e selecionadas têm a oportunidade de demonstrar suas tecnologias por um período determinado.

No dia 24, serão apresentadas as seguintes soluções tecnológicas: estação de hidratação com água quente e fria; totens inteligentes que oferecem internet wireless, carregamentos de celular, entre outros; equipamento que facilita a coleta de óleo de cozinha usado, gerando benefícios no comércio local; equipamento de medição e monitoramento da energia em residências e comércios; gêmeos digitais que avaliam pontos de melhoria no trânsito e que facilitam a mobilidade urbana.

Comentários

Deixe a sua opinião