Foz do Iguaçu é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Por aqui temos um turismo de natureza muito forte, com iniciativas belíssimas de conservação e preservação da biodiversidade.

A TV Câmara conversou com a Coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, que explicou: “O projeto Onças do Iguaçu tem a missão de conservação da onça pintada para a manutenção de toda biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu. É um projeto desenvolvido em parceria entre Instituto Chico Mendes e Projeto Pró Carnívoros”.

Região tem 1/3 das onças pintadas do bioma mata atlântica

Segundo ela, “essa região do Parque Nacional do Iguaçu, juntando Brasil e Argentina, que é o corredor verde, a gente tem 1/3 de todas as onças pintadas do bioma mata atlântica. Temos nessa região em torno de 90 onças e a mata atlântica inteira tem de 250 a 300 onças pintadas”.

Esforço de preservação da espécie e combate à caça

Ainda de acordo com Yara, “no Brasil, a estimativa é que a gente tenha em torno de 24 onças em 185 mil hectares. Isso é uma população que dobrou. Na década de 1990 a estimativa é de que havia 70 onças pintadas e elas foram quase extintas e agora essa população vem crescendo com esforços do projeto, da equipe do Parque Nacional e das ações para coibir a caça”.

Comentários

Deixe a sua opinião