Na próxima terça-feira, 4 de julho, Foz do Iguaçu será palco de importantes anúncios para a educação e habitação na região.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará na cidade e anunciará a retomada das obras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a construção de 200 casas.

Essas ações vêm ao encontro dos esforços do governo para investir na educação superior e melhorar a qualidade de vida de famílias de baixa renda.

As ações serão anunciadas durante a visita de Lula a Foz do Iguaçu, onde participará da 62ª cúpula do Mercosul. Ele estará acompanhado dos presidentes Alberto Fernández (Argentina), Mario Abdo Benítez (Paraguai) e Luis Alberto Lacalle Pou (Uruguai). Além disso, Lula assumirá a presidência pro tempore do Mercosul.

Presidente Lula (Foto: Divulgação)

As obras na Unila

A retomada das obras da Unila, um dos últimos projetos do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, é uma grande vitória para a comunidade acadêmica. As obras foram interrompidas em 2014 devido a desacordos com as empreiteiras, mas agora estão sendo revisadas e retomadas graças à intervenção direta do presidente Lula.

A nova reitora da Unila, Diana Araújo, a ser empossada na mesma ocasião, reiterou a importância de concluir as obras.

Hoje, já existe uma posição formada no sentido de terminar a parte do projeto Niemeyer que já está construída. A intenção é a retomada desta parte fazendo as adequações necessárias para que o projeto mantenha um custeio e de ser mantido.

Diana Araújo
Diana Araujo Pereira nova reitora da UNILA
Diana Araujo Pereira. Foto divulgada pela UNILA.

A construção de 200 novas casas

Outro ponto alto será o anúncio da construção de 200 casas em Foz do Iguaçu, resultado de um esforço conjunto entre a Itaipu Binacional e a prefeitura da cidade. As moradias, que serão financiadas pela venda de 48 imóveis da Itaipu na Vila A, irão beneficiar principalmente famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.

Enio Verri, diretor-geral da Itaipu Binacional, e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), já discutiram os detalhes da área selecionada para a construção dessas moradias, marcando mais uma conquista na política habitacional da cidade.

O presidente Lula também confirmará a transferência de R$ 17 milhões da Itaipu Binacional para a compra de equipamentos e mobiliário para 278 escolas estaduais nas regiões de Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo. Essa medida fará uma grande diferença para os estudantes locais, pois proporcionará um ambiente de aprendizado mais apropriado e eficaz.

Os recursos serão usados para a compra de itens como armários, estantes, conjuntos de refeitório e bancos de laboratório, além de 30 mil conjuntos de mesas e cadeiras escolares e 300 mesas acessíveis para crianças e adolescentes com necessidades especiais.