No dia 13 de março completa um ano que a empresa Viação Santa Clara (VISAC) começou a operar em Foz do Iguaçu, sendo responsável pelas linhas do transporte coletivo. E ontem (23) a Prefeitura de Foz do Iguaçu anunciou que está republicando o edital para a contratação do serviço de transporte coletivo urbano, com o objetivo de aumentar a competição e, consequentemente, reduzir os custos da administração municipal com a operação dos ônibus.

A republicação ocorrerá no Diário Oficial do Município e as empresas terão 8 dias úteis para apresentar suas propostas. A contratação será por dois anos e prevê a possibilidade de aumentar a quilometragem rodada. O início da operação está previsto para março de 2023.

Atualmente, são 500 mil km/mês e poderá chegar a 700 mil km/mês, permitindo a inclusão de novas rotas e linhas para atender aos anseios da população.

O secretário extraordinário de Transporte Coletivo Urbano, Fernando Maraninchi, destacou que o edital passou por pequenos ajustes feitos pela comissão especial responsável pela licitação, que atendem a impugnações feitas durante o processo, iniciado em 22 de dezembro de 2022. 

“O processo estava dentro da legalidade, mas entendemos que esses ajustes podem contribuir com o aumento da competitividade das empresas. Além disso, a prorrogação do prazo também possibilita que mais empresas possam apresentar aos processos, sem prejuízo algum à operação do transporte coletivo urbano”, esclarece Maraninchi. 

Nova frota

A frota prevista para a contratação é de 84 ônibus, incluindo miniônibus, padron e articulados, e 60 desses veículos virão equipados com ar condicionado. Todos os ônibus deverão ter no máximo 12 anos de idade e a frota total deve ter uma idade média de 6 anos. Além disso, eles devem possuir acesso à internet via Wi-Fi e sistema de monitoramento embarcado.

Fonte: Com informações da PMFI

Democracia Inabalada.

Comentários

Deixe a sua opinião