A Elsa passou o feriado em Foz e esqueceu de levar o frio com ela! Essa garoa está nos acompanhando há 3 dias sem parar e nossas fontes já afirmaram que só teremos um descanso no final de semana.

Os dias estão cinzentos e com bastante nuvens carregadas, o que mais impressiona é que a garoa nem aumenta nem fica pouca. Essa constância dela nos intrigou aqui na redação e fomos procurar saber se é algum fenômeno climático que está ocorrendo na região.

Falamos com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) e advinha?

Nestes últimos dias tivemos a atuação de um sistema semiestacionário sobre o Paraná. Nestas condições fica chovendo por vários dias, pois não há deslocamento significativo destas instabilidades.

SIMEPAR

Um sistema semiestacionário é como o tempo. Sabe quando você olha pela janela e vê que está ensolarado, mas depois de uma hora, começa a chover, e então, mais tarde, fica ensolarado novamente? O clima muda ao longo do dia, mas ainda temos noção de que existem padrões gerais, como dias ensolarados e chuvosos.

Também perguntamos se era um evento incomum, pois não lembramos de ter acontecido a mesma coisa na mesma época do ano passado.

O que pode ter ocorrido em outras situações como esta (sistema estacionário) é que a chuva tenha ficado mais concentrada em outro setor… mas são situações que fazem parte da climatologia do Estado.

SIMEPAR

Quanto choveu nos últimos dias?

A região oeste do Paraná, uma área que geralmente experimenta um clima subtropical úmido, registrou mais de 50 mm de chuva entre o último domingo e hoje.

Embora seja metade do volume de chuva comparado à região central do Paraná, ainda é uma quantidade substancial que contribuiu para um aumento notável no fluxo dos rios locais, inclusive o famoso Rio Iguaçu.

Vai garoar ainda mais?

Sim, meu leitor, a previsão é que continue chovendo amanhã (16).

Vamos lembrar que se você está incomodado com a garoa incessável, imagina quem não pode ir para casa se abrigar. Hoje no Paraná tem cerca de 200 pessoas em situação de rua, então é importante saber como ajudar essas pessoas. O frio é a pior época para elas, por isso tem tantas ações de doe agasalhos por todo Paraná.

Por outro lado, espera-se que o tempo comece a melhorar a partir de sábado, com o sol voltando a aparecer, mas o frio continuará.