A pesquisa de satisfação é promovida pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, entidade comunitária que reúne observatórios em todo território nacional com o intuito de fomentar o turismo planejado e gerido com base em dados em todo país. 

O objetivo é ouvir o nível de satisfação dos visitantes para debater futuras melhorias necessárias. É possível participar até março do ano que vem.

Sobre a campanha

A fim de saber a opinião dos visitantes, foram instalados cartazes nos parques estaduais participantes. Assim, o turista deve aproximar a câmera do celular do QR Code. A ideia é que o público responda sobre o atrativo visitado, o local onde mora e, também diga qual o nível de satisfação geral com a visita.

Parques do Paraná participam de pesquisa nacional de avaliação da qualidade dos serviços turísticos – curitiba, 26/10/2021 – Foto: IAT

Após escanear o QR Code, a próxima página mostrará diversas perguntas com opções de resposta: excelente, bom, mediano, ruim ou péssimo. Os dados servirão para elaborar melhorias para atender as necessidades de visitantes e turistas.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que uma das estratégias do Plano de Retomada do Turismo é proporcionar um bom atendimento a esses visitantes para que eles voltem e indiquem o local a seus conhecidos.

“Os turistas, especialmente de outros estados e países, vêm ao Paraná atrás de um grande atrativo em grandes centros”, diz ele.

Márcio Nunes
marco-das-tres-fronteiras-foz
Foto: Nilton Rolin.

“Se ficarem mais de um dia nessas grandes cidades e com um bom trabalho no atendimento a esses visitantes, podemos fazer com que se desloquem por até 200 quilômetros para visitar outros atrativos em cidades vizinhas”, destacou o secretário.

Márcio Nunes

Parques participantes

Segundo o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, a seleção dos parques participantes da campanha levou em conta critérios como o maior número de visitantes.

“Vale destacar que são Unidades de Conservação com uma rica beleza natural, o que chama a atenção de turistas e moradores próximos, que irão contribuir com a pesquisa”, disse.

Rafael Andreguetto
turista-parque-nacional-cataratas-foz
Foto: Henrique Britez / Cataratas do Iguaçu.

Os pontos turísticos de Foz do Iguaçu a participarem da campanha são:

  • Itaipu Binacional (Foz do Iguaçu).
  • Marco das Três Fronteiras (Foz do Iguaçu).
  • Parque das Aves (Foz do Iguaçu).
  • Parque Nacional do Iguaçu (Foz do Iguaçu).
Democracia Inabalada.

Comentários

Deixe a sua opinião