A via da Ponte da Integração, já possui todas as lajes previstas no projeto de construção. 

Os trabalhos finais da Ponte da Integração estão avançando. Neste fim de semana, as lajes pré-fabricadas de concreto foram colocadas na aduela central (chave) da passarela, completando assim o tabuleiro da superestrutura.

O engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da Diretoria de Coordenação da ITAIPU, explicou que, com a colocação das telhas e a concretagem das juntas, em breve será possível caminhar na estrada. Na zona de construção aguardam-se boas condições climatéricas para a continuação dos trabalhos.

Ponte da Integração
Ponte da Integração. Foto: Itaipu PY.

Da mesma forma, ele especificou que ainda faltam vários detalhes para que a ponte esteja totalmente pronta. Ele comentou que a camada asfáltica, a instalação do sistema de iluminação, as barreiras do tipo New Jersey, as grades anti-suicídio e a sinalização devem ser realizadas para que o empreendimento seja definitivamente concluído.

No dia 17 de agosto foi ligada pela primeira vez os lados paraguaio e brasileiro da ponte. Esta peça tem 5,75 metros de comprimento e pesa mais de 20 toneladas.

No total, foram colocadas 37 aduelas metálicas, 18 de cada lado da ponte, e a chave no centro, completando assim a superestrutura. Em cada aduana foram montadas as lajes pré-fabricadas, cujas juntas foram concretadas.

Ressalta-se que a construção da Ponte de Integração, financiada pela Itaipu Binacional por US$ 84 milhões, teve início em 2019 e tem previsão de conclusão em novembro de 2022.

Comentários

Deixe a sua opinião