Na tarde da terça-feira (20), o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Anatalicio Risden Junior, acompanhado do governador Carlos Massa Ratinho Junior; do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida; e do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, fez uma vistoria técnica na Ponte da Integração, que já está com 100% das obras estruturais concluídas.

Risden destacou o papel de Itaipu no apoio ao desenvolvimento do país, contribuindo com estruturas que possam deixar um legado positivo.

“Fico muito feliz que a nossa Itaipu Binacional vai realizar esta entrega. Já estamos construindo outra ponte, mais ao norte, entre Porto Murtinho [MS] e Carmelo Peralta [Paraguai]. Só posso parabenizar o Brasil e o Paraguai por todo esse envolvimento e por estas conquistas.”

Com investimento de R$ 373 milhões em recursos da Itaipu, a Ponte da Integração fará a ligação entre Foz do Iguaçu (Brasil) e Presidente Franco (Paraguai), conectando os corredores viários dos dois países, aumentando a agilidade no transporte de cargas e melhorando o trânsito também na Ponte da Amizade, que não terá mais tráfego pesado. Aproximadamente 600 mil pessoas das cidades da região serão beneficiadas e o movimento esperado é de 500 a 600 caminhões por dia.

De acordo com o governador Ratinho Junior, a obra, esperada há 30 anos, transformará o Paraná em um grande centro logístico na América do Sul.

“Vai fazer com que a logística melhore para todo mundo. Comércio exterior entre Brasil e Paraguai representa geração de emprego para a nossa gente”, frisou, agradecendo o apoio financeiro da Itaipu para a realização da obra.

Adolfo Sachsida, ministro de Minas e Energia, destacou o compromisso do Governo Federal com o Paraná. “É um sonho se realizando e, quando um sonho se realiza, é emprego e renda”, disse. 

Bombeiros

Na mesma ocasião foram entregues sete caminhões de combate a incêndios florestais, adquiridos por meio de parceria entre Itaipu e Governo do Paraná, em um investimento de R$ 5,6 milhões.

Os equipamentos vão reforçar a estrutura do Corpo de Bombeiros do Paraná no combate a incêndios florestais em sete municípios lindeiros ao lago de Itaipu: Foz do Iguaçu, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena e Guaíra.

O comandante do 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Amarildo Ribeiro, recebeu os veículos e destacou que eles poderão ser usados eventualmente no combate a incêndios urbanos.

“São caminhões diferentes do que usamos no dia a dia, adaptados para atender ocorrências de incêndios florestais, mas que também atendem a incêndios urbanos, caso necessário.”

Espaço Institucional.

Comentários

Deixe a sua opinião