Nesta semana, repercutiu na fronteira um tema importante para a região: a inauguração da Ponte da Integração, que estava prevista para o último trimestre de 2022 – já as rodovias de acesso, tanto do lado brasileiro (Perimetral Leste) como do lado paraguaio (Corredor Metropolitano del Este), deveriam ser entregues neste ano.

Mas parece que as obras não conseguiram acompanhar o cronograma, fazendo com que o processo acabasse atrasando. Neste semana, o Prefeito de Presidente Franco, Roque Godoy afirmou que a Ponte da Integração será aberta ao tráfego apenas em 2024, pois para isso acontecer, é necessário concluir as obras de acesso e fiscalização.

Isso porque a Ponte da Integração já está finalizada, mas nada adianta, sem as ruas que dão acesso a ela. “Oficialmente, não há data definida para a utilização da Ponte da Integração. Estimava-se que seria viabilizada neste mês, mas por falta de obras complementares foi adiada. Essas obras só serão concluídas no final deste ano”, explicou Roque Godoy.

As obras de acesso

Na primeira semana de julho, foi concluída a pavimentação do primeiro segmento da nova Rodovia Perimetral Leste. O avanço na infraestrutura trata-se do acesso ao Marco das Três Fronteiras, começando no novo viaduto da Avenida General Meira e se estendendo até o estacionamento do ponto turístico, com uma extensão aproximada de 600 metros em pista simples.

A obra, que alcançou 22,66% de sua execução em junho.

Perimetral Leste: primeiro trecho da obra é pavimentado, confira
Foto: DER/PR.

No lado paraguaio, as avenidas mais próximas da ponte está com 50% de execução. De acordo com informações do portal H2FOZ, “os demais trechos do anel viário do Corredor Metropolitano del Este, que tem mais de 30 quilômetros de extensão, serão entregues por etapas, entre os anos de 2024 e 2025.”