O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
A Perimetral Leste faz parte de uma das obras estruturantes de Foz do Iguaçu e avança na construção do novo viaduto da BR-277, que fará a ligação entre a rodovia e a Ponte da Integração.
Neste mês, foram finalizadas as concretagens das 12 vigas longarinas, que serão lançadas sobre o viaduto. Condutores que trafegam no trecho já podem ver os pilares do viaduto dando forma à estrutura.
Foto: DER Paraná.
Os próximos passos da obra é realizar a prova de carga para validação do desempenho das estacas raiz, que compõem a fundação do viaduto. A carga é aplicada em uma estaca teste, executada nas mesmas condições das estacas da estrutura, até ser verificada ruptura ou até atingir duas vezes o valor da carga previsto em projeto.
À medida que a carga é aplicada, é monitorada a deformação da estrutura e registrados dados sobre o seu comportamento. Com base nessas informações, os engenheiros podem confirmar se a estrutura é forte o suficiente para suportar a carga prevista.
Sobre a Perimetral Leste
A Perimetral Leste terá uma extensão de 15 quilômetros, que irá contornar a cidade, desde a BR-277 até a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, que já está com sua estrutura concluída, além do acesso à Ponte Tancredo Neves, na fronteira com Puerto Iguazú, na Argentina.
A ligação entre a nova via e a BR-277 será realizada justamente pelo viaduto onde as obras estão concentradas, além de permitir acessos às marginais e retornos para quem trafega sentido Foz ou Curitiba.
Foto: DER Paraná.
A obra terá, no total, seis viadutos, sendo que três deles já estão com as estruturas prontas, próximo à ponte.
A implantação da Perimetral Leste de Foz atingiu 19,62% de conclusão em março. O investimento aplicado até o momento é de R$ 20,4 milhões.
As aduanas
No local onde serão implementadas as aduanas, nas fronteiras com Paraguai e Argentina, está em andamento a execução da drenagem, com instalação de caixas e alas de bueiros, concentrados neste momento na aduana paraguaia.
Na linha geral da rodovia continuam sendo executadas a terraplenagem e implantação de dispositivos de drenagem.