Campanha Segurança- gov do estado forca maxima parana - anuncio
Espaço Publicitário

Em reunião neste sábado (18) foi anunciado a inclusão de mais dois viadutos no projeto de execução da Perimetral Leste.

O viaduto será no cruzamento das Avenidas Felipe Wandscheer e República Argentina.

“O projeto foi alterado para melhorar”, disse Chico Brasileiro no programa da Rádio Cultura. “Nas avenidas Felipe Wandscheer e República Argentina, o que antes ia ser uma passagem livre, ou seja, não ia ter viaduto e nem trincheiras, agora já está previsto viaduto nas duas”.

Destacou o prefeito em reunião na Acifi, entre a prefeitura, Itaipu, DER_PR, DNIT e Codefoz.

A construção da Perimetral Leste, é uma das mais importantes obras em andamento com recursos da margem brasileira da Itaipu Binacional, a obra deve ser concluída em meados de 2023.

O andamento dos trabalhos da Perimetral foi debatido em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (CODEFOZ), na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), na sexta-feira (17).

As atualizações do projeto, iniciadas em março deste ano, foram apresentadas pela Itaipu, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Segundo o diretor do DER-PR, Fernando Furiatti, nos próximos meses será feito um mutirão para a desapropriação de mais de 50 propriedades na área entre a ponte e a Rodovia das Cataratas, o que vai permitir a evolução das obras naquele trecho.

Obras da Perimetral Leste
Obras da Perimetral Leste. Foto: Sara Cheida Itaipu Binacional.

De acordo com o superintendente de Obras e Desenvolvimento da Itaipu, Kléber da Silva, a construção da perimetral vai custar R$ 336 milhões, valor superior ao previsto inicialmente.

O aumento aconteceu, principalmente, por causa da valorização imobiliária das áreas em processo de desapropriação e de alterações importantes no projeto, que o tornaram ainda melhor e mais adequado às necessidades da comunidade local e dos órgãos alfandegários.

Com a construção da Perimetral Leste, houve uma mudança nas características da região e aumento do valor dos terrenos. No total, 191 propriedades precisam ser desapropriadas para permitir o andamento da obra.

Também foram feitos grandes acréscimos no projeto: a construção de dois novos viadutos – no cruzamento da Perimetral com as avenidas Felipe Wandscheer e República Argentina – e ampliações das duas aduanas para controlar o fluxo de pedestres e carros de passeio.

Essas alterações foram solicitadas principalmente pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, em atendimento a pedidos da comunidade, e foram acatadas pelos órgãos responsáveis pela obra.

Espaço Publicitário