O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
A Perimetral Leste está tomando forma. Neste final de semana, o Canal SSC Foz do Iguaçu publicou novas imagens de como está a obra, o primeiro trecho foi pavimentado no início do mês, sendo o acesso ao Marco das Três Fronteiras, começando no novo viaduto da Avenida General Meira e se estendendo até o estacionamento do ponto turístico, com uma extensão aproximada de 600 metros em pista simples.
Com essa trecho pavimentado, o tráfego atual está interrompido para permitir a continuação dos serviços de terraplenagem na nova aduana Brasil – Paraguai. Esta aduana ocupará o espaço antes utilizado pelo acesso ao marco, resultando em um trajeto apenas 400 metros maior que o atual.
Foto: Marco 3 Fronteiras – Brasil
A futura Rodovia Perimetral Leste, um acesso vital de 15 quilômetros que contornará a cidade desde a BR-277 até a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, facilitará também o acesso à Ponte Tancredo Neves, na fronteira com Puerto Iguazú, na Argentina. O projeto é fruto de uma parceria entre o governo federal, que contratou a obra, a Itaipu Binacional, responsável por fornecer os recursos de R$ 104 milhões, e o Governo do Paraná, através da SEIL, com o DER/PR encarregado pela administração e fiscalização da progressão das obras da nova rodovia.
O projeto completo inclui a construção de seis viadutos, sendo que três já tiveram suas estruturas concluídas, próximos à ponte, e um em andamento, no cruzamento com a BR-277. Os dois restantes, recentemente incorporados ao escopo da obra, devem iniciar em breve, já aprovados pelo governo federal e pela Itaipu. Além disso, duas novas aduanas da Receita Federal serão construídas, ambas com seus projetos já aprovados e expandidos além do original.