O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Nesta terça-feira, dia 27 de junho a Copel irá realizar a regularização de cabos de telecomunicações em Foz do Iguaçu, especificamente ao longo da Avenida Mário Filho. Com início às 8h e continuidade até o final do dia, esta operação foca na retirada de cabos que possam estar soltos, pendurados ou em condições que apresentem risco à comunidade local.
Empresas de telecomunicações com cabeamento na região foram notificadas previamente para regularizar suas infraestruturas. Caso essas medidas não sejam tomadas, a equipe especializada da Copel irá intervir para remover cabos irregulares.
Rua Marechal Floriano com Jorge Sanwais, no Centro de Foz do Iguaçu.
A inspeção será realizada em todos os 3,5 quilômetros de extensão da avenida, iniciando na BR-277 e concluindo na Avenida República Argentina.
A utilização de postes por redes de energia e telecomunicações é regulamentada por agências como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Por lei, empresas de energia devem permitir o uso de suas estruturas para a instalação de cabos de telecomunicações na parte inferior dos postes, enquanto a parte superior é reservada para redes de energia.
Cabe às operadoras de telefonia, internet e TV a cabo a responsabilidade pela manutenção de seus respectivos cabos. Estas podem ser notificadas e, em casos de uso indevido das estruturas compartilhadas, até multadas pela Copel. A Copel tem, recentemente, dedicado uma equipe exclusiva para a supervisão dessa área.
Em 2022 foram feitas 10 notificações e 7 multas. Já neste ano, por enquanto foram aplicadas 2 multas e 5 notificações.
Existe uma lei municipal que determina que as empresas concessionárias ou permissionárias de energia elétrica, telefonia e internet são obrigadas a realinharem os fios por elas utilizados e fazerem a retirada dos fios não utilizados existentes nos postes da cidade. As equipes de fiscalização notificam e, caso não seja regularizado, aplicam multas aos responsáveis, a fim de que a situação seja solucionada.
Se ocorrer uma interrupção no serviço de telecomunicações devido à remoção de cabos irregulares, os consumidores devem entrar em contato com suas respectivas operadoras para restabelecer o serviço.
Nos casos em que a fiação representa um risco, a população é encorajada a comunicar à Copel pelo telefone 0800 51 00 116 ou denunciar por meio do aplicativo ou site eOuve.